Polícia

Para atuar nas Olimpíadas, forças de segurança terminam capacitação na Bahia

Publicado em 11/03/2016, às 18h59   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Aproximadamente 50 representantes de instituições de segurança da Bahia concluíram o curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) nesta sexta-feira (11). A capacitação é realizada desde o dia 8, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), na avenida Barros Reis, em Salvador. Além disso, visa discutir medidas de prevenção que vão ajudar na segurança durante as Olimpíadas 2016.  
Promovido pela Comissão Estadual de Segurança para Grandes Eventos (Coesge-BA), ligada à Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça, o curso reúne as polícias Militar e Civil, Marinha, Aeronáutica, Transalvador, Exército, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica (DPT), Policia Federal, Policia Rodoviária Federal (PRF) e CCR Metrô Bahia.
O objetivo é facilitar a integração entre as agências com foco em cenários de desastre, quando uma força deve ajudar a outra no desenvolvimento da ação - modelo que já foi utilizado durante a Copa do Mundo. "Hoje acontece mais uma etapa de preparação para um evento que vai ser realizado em abril. [Será] um simulado para as Olimpíadas, um evento-teste. Vai ser feito um exercício com as forças de segurança e defesa, envolvendo agências federais, estaduais, sociedade civil, concessionárias de serviços públicos e empresas que terão envolvimento direto com o evento. Todas essas agências vão interagir nesse exercício simulado", destaca o delegado João Gaudêncio, membro da Coesge. 
Simulação 
O evento-teste está marcado para o dia 7 de abril, na Arena Fonte Nova. Será apresentada uma situação hipotética onde as forças terão que atuar dentro do seu papel de forma integrada. No 5 de abril, na sede do Corpo de Bombeiros, ocorre um simulado de mesa, como forma de preparação para o evento-teste. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp