Polícia

Vídeo: após incêndio em trem no Subúrbio, passageiros reclamam de sucateamento

Publicado em 07/04/2016, às 06h00   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um incêndio ocorrido por volta das 16 horas desta terça-feira (5), no primeiro vagão do trem da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia (Sedur), que circula entre a estação de Paripe e Calçada, deixou passageiros assustados e com o percurso interrompido na volta para casa após o trabalho, quando iniciou as chamas no bairro de Itacaranha, Subúrbio Ferroviário de Salvador. O Corpo de Bombeiros foi ao local, mas o fogo foi controlado por funcionários da CTB. Apesar de ninguém ter saído ferido, os passageiros reclamam de sucateamento no sistema.

O passageiro Adelmo Nascimento, 29 anos, que trabalha como auxiliar de serviços gerais, em uma empresa do bairro de Itacaranha e mora na Liberdade, estava no trem no momento do incêndio. Em contato com a reportagem do Bocão News, disse que houve pânico entre os passageiros. “Quando o trem saiu de Paripe, começou a sair fumaça e quando questionamos o maquinista, ele disse que era normal. Quando chegou em Itacaranha o fogo começou a se espalhar com mais fumaça. Algumas pessoas passaram mal e tiveram que interromper a viagem”, relata.

Ainda de acordo com Adelmo, o serviço é precário e os trens estão sucateados. Ele disse que dos dois trens, apenas um está funcionando. “Moro na Liberdade e pego esse trem todos os dias para ir trabalhar. O estado de conservação é péssimo e frequentemente anda quebrando. Há mais de três meses a estação funciona só com um trem, o que atrasa a viagem da gente, que seria de 40 minutos, em até uma hora e meia”, disse.

Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia (Sedur), a reportagem do Bocão News foi informada que assim que percebeu o início do incêndio, o maquinista parou em Itacaranha e que os próprios funcionários da CTB debelaram as chamas. A ascom / Sedur informou também que as chamas foram de pequenas proporções e o volume de fumaça se deu ao fato de algumas peças de borracha queimarem, gerando fumaça mais escura e volumosa. O trem foi recolhido para oficina, onde está sendo apurado as possíveis causas do incêndio. O órgão ainda declarou reconhecer que o sistema é antigo e é inevitável problemas mecânicos. Porém sinalizou que após a licitação do sistema de Veículos Leves Sobre Trilho (VLT), que substituirá os trens, os problemas serão sanados. A previsão da Sedur é que as obras estejam concluídas em 2017.

Assista momentos do incêndio:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp