Polícia

Sucateamento da segurança motiva doações para a polícia em Vitória da Conquista

Publicado em 16/05/2016, às 08h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A diminuição dos repasses dos governos estaduais causada pela crise financeira e o medo de roubos levam moradores, de diversas cidades do país, a promoverem vaquinhas para a compra de armas, munições, móveis e carros para a Polícia Militar. Em Vitória da Conquista, no Sudoeste do Estado, conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, churrascos, bingos e doações funcionam para adquirir carros de patrulha e pagar a manutenção de veículos policiais. 
Segundo a publicação, em dois anos, a polícia de Vitória da Conquista ganhou da população seis carros, cinco deles 0 km. A vaquinha organizada pelo Conseg (conselho formado por moradores e polícias) também viabilizou a reforma de uma base policial. 
A ajuda às polícias pode funcionar como um meio de cobrar mais policiamento. "Toda vez que fazemos uma entrega [de doação] para a polícia, cobramos também a nossa contrapartida para ela", diz o presidente do Conseg de Vitória da Conquista, Célio Barbosa.
Em situação parecida, o Sindpoc, entidade que representa a Polícia Civil, revela a existência de policiais que pagam do próprio bolso combustível de carros, água da delegacia e até remédio para presos.
Mandaguari, no noroeste do Paraná, Brasília e Mato Grosso do Sul também apresentam iniciativas semelhantes.
À Folha, o Governo da Bahia afirmou, por meio de sua assessoria, que a Polícia Militar analisa como salutar o envolvimento da sociedade na segurança pública e que não vê problemas nas doações. Alguns dos veículos que receberam ajuda vêm de ações civis e penais encaminhadas pela Justiça . O governo não detalhou os casos de doações de veículos de Conquista com verba de morador.
Este ano, o governo da Bahia prevê oferecer 1.400 carros alugados para a PM. A manutenção fica a cargo do contrato com a locatária. A Bahia investiu R$ 4,19 bilhões em segurança pública, incluindo salários, destinado a um contigente de 40 mil policiais no Estado.
Em tempo, nesta segunda-feira (16), o governador Rui Costa entrega 100 novas viaturas para renovação da frota em Salvador e Região Metropolitana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp