Polícia

Operação prende integrantes de quadrilhas que distribuiam cigarros falsificados

Publicado em 07/07/2016, às 10h09   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (7), integrantes de duas quadrilhas que compravam cigarros falsificados e distribuíam em, pelo menos, sete estados do Nordeste, foram presos, na manhã desta quinta-feira (7). Além da Bahia, as prisões foram efetuadas em cidades de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 
Foram cumpridos 14 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas. Para o cumprimento das medidas cautelares, agentes da PRF, policiais civis e militares foram acionados. A operação está recolhendo centenas de caixas de cigarros falsificados, além de veículos de luxo, lanchas e jet-skis. Todos esses bens teriam sido comprados e colocados no nome de laranjas com o intuito de lavar o dinheiro adquirido com o comércio ilegal de cigarros.
Os presos da operação de hoje de todos os estados estão sendo levados para a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), localizada no bairro da Santa Amélia, em Maceió/AL. Já o material apreendido será encaminhado para a Academia de Polícia Militar de Alagoas, no Trapiche da Barra, também em Maceió.
De acordo com os levantamentos que vinham sendo realizados há quatro meses, as quadrilhas presas eram especializadas em comercializar cigarros falsificados, produzidos no Brasil, mas com selos de marcas paraguaias já bem aceitas no mercado nacional, como Eight, Gift, Bello e Meridian.
Segundo as informações coletadas, os revendedores compravam os produtos de fábricas clandestinas, localizadas, em sua maioria, na região Sul do país, e distribuíam para diversos centros de comércio no Nordeste. Os dois bandos possuíam uma estrutura organizada, cujos integrantes exerciam papéis distintos. Existiam os fornecedores regionais, os estaduais e os locais, fora os vendedores que comercializavam para o consumidor final.
RMS
Uma das quadrilhas tinha seu distribuidor regional sediado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele revendia para os estados de Alagoas, Pernambuco, Piauí, Ceará e Paraíba. Já a segunda, tinha seu centro de distribuição em Caruaru/PE e atuava nos estados vizinhos, Alagoas e Paraíba, e também tinha negócios no Rio Grande do Norte.
Os produtos eram vendidos com notas fiscais falsas, que indicavam mercadorias diferentes daquelas que estavam sendo transportadas. Um dos integrantes do bando de Lauro de Freitas era o responsável pela confecção desses documentos, que também podiam ser vendidos separadamente da carga de cigarro, se assim os clientes desejassem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp