Polícia

Petrobras "esclarece" suposta fraude em licitação

Imagem Petrobras "esclarece" suposta fraude em licitação
Segundo a nota não houve favorecimento ou manipulação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/07/2011, às 08h35   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Em nota divulgada na noite do domingo (10), a Petrobras rechaça as insinuações de favorecimento da matéria "Empresa de senador do PMDB fraudou licitação de R$ 300 mi na Petrobrás" do jornal O estado de São Paulo.
Segundo a nota não houve fraude ou manipulação. "Foram convidadas dez empresas para participar da licitação e sete apresentaram propostas. A escolha das empresas convidadas foi feita com base no cadastro da Petrobras, além dos atuais prestadores de serviços similares que atuam na região".
Ainda na nota a Petrobras afirma que "apesar de apresentar menor preço, a proposta da empresa Seebla foi desclassificada por ser inexequível pela comissão de licitação, porque apresentou várias inconsistências, entre elas a alíquota do imposto sobre serviços (ISSQN) menor que a praticada em Macaé e a omissão dos percentuais de determinados encargos sociais exigidos.

Eles indicaram também que o valor da proposta da Seebla foi inferior, inclusive, ao valor contratado na licitação de 2005. Segundo valores de mercado a proposta desclassificada não seria exequível mesmo que a empresa operasse com taxa de administração e lucro zero.

"A licitação foi realizada em meio eletrônico pelo Portal de Compras Eletrônico da Petrobras. O portal possui certificação de segurança conforme Norma ISO 17050-1, que garante a confiabilidade das transações efetuadas. As propostas são depositadas no site de forma criptografada.

Só no dia e hora marcados todos os fornecedores e a comissão de licitação passam a poder acessá-las. Ou seja, até o final da licitação, nem mesmo a comissão conhecia quais empresas haviam apresentado propostas. A é fornecedora de serviços à Petrobras desde 2001", finaliza a Petrobras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp