Polícia

Francesa encontrada ferida em Boipeba é mantida em coma

Publicado em 12/07/2011, às 17h50   Redação Bocão News



A prefeitura municipal de Cayru divulgou nota em que atesta ter prestado total atendimento à turista francesa  Catherine Sylavaine Marth, 61, que foi encontrada ferida no domingo, na praia de Tacimirim, na ilha de Boipeba, a 220 km de Salvador, provavelmente vítima de assalto. Ela está internada desde a madrugada desta segunda-feira (11) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após percorrer as unidades de saúde do município e ser tranasferida para o município de Valença antes de ser encaminhada para a capital biana.

Catherine Sylavaine Marth foi encontrada no domingo (10) por moradores do entorno da praia Tacimirim, em Boipeba com ferimentos graves na cabeça e na orelha. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado Sesab), a turista foi submetida a uma neurocirurgia e permanece em coma induzido na unidade hospitalar.

Segundo informações do dono da pousada onde a francesa estava hospedada, Mauro Silva Gomes, ele teria sido avisado pelos moradores na noite de domingo, por volta das 20 horas, sobre o ocorrido, constatando tratar-se de uma hóspede do seu estabelecimento.

O dono da pousada relatou que a mulher estava muito ferida, com uma orelha cortada e sem a parte de baixo da roupa, não conseguia falar e estava bastante ensanguentada. Gomes disse ainda que a turista foi levada para o posto de saúde de local e que, diante da gravidade do seu estado de saúde, foi encaminhada de lancha até Valença, sendo tranasferida de ambulância para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

A prefeitura assegura ter prestado total apoio à francesa, embora o dono da pousada tenha informado que por falta de documentos ela não foi atendida no hospital de Santo Antonio de Jesus, sendo encaminhada na mesma ambulância para Salvador.

Ainda segundo Gomes, a turista foi levada inicialmente para uma unidade de saúde particular, que se negou a recebê-la porque não havia documento referente à paciente. Por fim, a francesa foi aceita no HGE. Um filho da francesa mora em São Paulo e já está em Salvador para acompanhar a mãe, conforme as informações do dono da pousada, que acredita que a sua hóspede foi alvo de assalto, já que roubaram dinheiro e alguns dos seus pertences.

A apuração dos fatos envolvendo a  turista Catherine Marth está sendo conduzida pela coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Valença, Glória Isabel Santos Ramos, que informou não haver registro da ocorrência em nenhuma unidade policial da área.

Em nota, a Polícia Civil baiana informou que uma equipe da 5ª Coorpin está em Salvador para iniciar a investigação em torno do caso, buscando esclarecer inicialmente se ela foi vítima de algum acidente ou de assalto mesmo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp