Polícia

SSP-BA adota técnica forense que identifica criminosos pela voz ou imagem

Publicado em 12/02/2017, às 21h50   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O WhatsApp Messenger, aplicativo de mensagens instantâneas vastamente conhecido e utilizado, vem sendo empregado por criminosos para transmitir arquivos de áudio e vídeo e difundir boatos com o intuito de assustar a população. Através da análise do material pela Coordenação de Perícias em Audiovisuais do Departamento de Polícia Técnica (DPT), a polícia baiana já tem meios para identificar quem se utiliza dessa ferramenta tecnológica.

Os arquivos de áudio são examinados pela fonética forense e confrontados com gravações realizadas no local com os suspeitos, com auxílio de equipamentos e software de ponta. Tal estudo é possível porque a fala humana tem traços individuais identificáveis, segundo afirmou a especialista em fonética forense, a perita criminal Zidalva de Souza Moraes.

“A qualidade vocal é única, assim como a impressão digital”, salientou, observando que “a forma de falar, as gírias, o sotaque e todo o dialeto ajudam a identificar a pessoa e até a facção criminosa que integra”, apontou. Para garantir a confiabilidade do laudo, a apuração auditiva é feita em ambiente silencioso e confortável. As diversas fases do exame levam em média 45 dias, prazo necessário para assegurar a exatidão no resultado. “A lei permite que o laudo seja assinado por apenas um perito, mas aqui, no DPT, todo documento é revisado por outro profissional”, explicou a perita.

O diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP), delegado Ivo Tourinho, diz que a perícia fonética consegue confirmar a autoria de determinado áudio ligando-o ao suspeito. “O laudo emitido pelo DPT é uma prova objetiva. Com ele, a Polícia Civil pode responsabilizar o criminoso pelo conteúdo difundido”, frisou o delegado, observando que o documento pode ser utilizado em juízo.

Foto: Alberto Maraux//SSP-BA//Divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp