Polícia

Mortes no ES sobem quase quatro vezes durante motim da PM

Publicado em 16/02/2017, às 14h44   Redação Bocão News



O número de mortos durante o motim dos policiais militares do Espírito Santo foi quase quatro vezes maior do registrado no mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública, entre os dias 4 e 13 de fevereiro, 143 pessoas foram assassinadas. Em 2016, foram 38.
Os números do governo são quase iguais aos divulgados pelo Sindicato dos Policiais Civis (145), que vinha sendo a única fonte de informações. Amotinados, os policiais não vinham fazendo o patrulhamento das ruas. Mulheres e parentes dos agentes de segurança se postaram em frente aos batalhões da corporação bloqueando a saída dos carros. Com isso, o Estado viveu uma onda de violência desenfreada.
O movimento, iniciado no dia 4, perdeu força apenas nesta semana, com a convocação do Estado para que os PMs se apresentassem ao trabalho em locais públicos. Até helicópteros foram usados para levar e retirar os PMs para os batalhões onde ficam seus equipamentos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, cerca de 2.500 policiais atenderam aos chamados.
A corporação tem cerca de 10 mil homens, dos quais 2.000 saem diariamente para as ruas do Estado. A segurança no ES tem sido feita também por cerca de 3.000 militares e agentes da Força Nacional de Segurança, que estão em território capixaba desde o início da semana passada.
Na noite de terça (14), o juiz Mário da Silva Nunes Neto, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, ordenou a saída imediata de manifestantes e a remoção de obstáculos que possam interferir na entrada e saída dos quarteis e batalhões. Dez mulheres de PMs que bloqueavam os portões foram intimadas. Caso a decisão não fosse cumprida, o magistrado determinou o pagamento de multa de R$ 10 mil por dia, para cada manifestante. Também na terça, o governo publicou uma lista com os nomes de militares indiciados crime militar de revolta por conta do motim. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp