Polícia

Preso assassino de índio pataxó

Publicado em 29/08/2011, às 19h16   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O assentado Neilson Fernandes dos Santos, 32, confessou ter assassinado o índio pataxó Ubaldo Ferreira da Conceição, 27, morto na noie de domingo (28), no município de Itamaraju (extremo sul da Bahia). O autor do crime já está preso na Delegacia Territorial da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, Neilson declarou ter discutido com índio enquanto consumiam bebida alcoólica, sendo agredido fisicamente por ele. Disse ainda que reagiu à agressão desferindo um golpe profundo de facão no pescoço de Ubaldo, que não resistiu ao ferimento.

Periciado no Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo será sepultado em Santa Cruz de Cabrália, cidade de origem da vítima. Autuado pelo delegado Gean Nascimento, Neilson Fernandes dos Santos ficará à disposição da Justiça na Delegacia de Itamarajú, município distante 725 quilômetros de Salvador.

Na manhã desta segunda-feira (29), cerca de 100 índios realizaram uma manifestação em frente a delegacia do município de Itamaraju (sul da Bahia). Ubaldo foi degolado a golpes de facão quando estava com os amigos em um bar, próximo à aldeia Trevo, no Parque Nacional Monte Pascoal.

Em entrevista a TV Santa Cruz, o cacique Patibury Adilson Santana declarou que este é o primeiro caso de homicídio de um integrante da tribo que, segundo ele, é muito discriminada na região. 

O Parque Nacional, habitado pelos índios pataxós, tem 22,5 mil hectares e é considerado o primeiro lugar avistado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à Bahia, em 1500.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp