Polícia

Policial que atirou em jogador de basquete no Rio Vermelho se entrega à polícia

Reprodução
Frederico Costa alegou legitima defesa e afirmou que foi ameaçado por Ednei e seus amigos  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 09/11/2017, às 18h42   Redação BNews



Na tarde desta quinta-feira (9), o policial militar Frederico Santos Costa, de 38 anos, se apresentou acompanhado do se advogado no Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), em Salvador. O PM tinha um mandado de prisão temporária desde às primeiras horas da última terça-feira (7), e era procurado pelo homicídio do jogador de basquete Ednei Moreira Bahia, 30, ocorrido, na madrugada de domingo (5), no bairro do Rio Vermelho, onde mais duas pessoas foram baleadas.

Segundo a Polícia Civil, testemunhas contaram que Frederico e Ednei discutiram por causa de um balde com cervejas, por volta das 3h30 da manhã.  Ao sair do estabelecimento o policial perseguiu a vitima e atirou com uma pistola ponto 380, de propriedade do soldado, que acertou Ednei. O jogador chegou a ser socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu ao ferimento e morreu.

Em depoimento, o policial alega que agiu em legitima defesa. O delgado Jose Bezerra Junior, diretor do DHPP, que conduziu o interrogatório, afirmou que Frederico contou que foi ameaçado por Ednei e seus amigos, por isso acabou atirando no jogador.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do policial, nesta quinta. Alguns pertences do soldado foram apreendidos durante ação. 

O delegado contou que as investigações ainda não terminaram, pois ainda há mais uma pessoa que efetuou disparos naquela madrugada.   "Os testemunhos, juntamente com uma fotografia feita instantes antes dos disparos, ajudaram a elucidar o caso. Na noite de segunda-feira (6) já havíamos pedido à justiça a prisão temporária dele", explicou Bezerra.

Depois de ouvido o policial passará por exame médico no Departamento de Polícia Técnica (DPT), para onde a arma também será levada e periciada. Lotado na 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapua), o soldado ficara preso no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Crime:

Na madrugada de domingo (5), um ataque deixou uma pessoa morta e duas feridas no Largo de Santana, conhecido como Largo da Dinha, no Rio Vermelho, em Salvador. Um vídeo de câmera de segurança mostra o desespero das pessoas que estavam na praça no momento do crime. 

Na imagem é possível ver muita gente na praça, nos bares, quando acontecem os disparos, por volta das 3h50, e começa a correria. O crime teria sido provocado por uma discussão em uma boate. 

Segundo o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ednei Moreira, 30 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Já José Raimundo de Jesus Ribeiro, 29, e Ruy Moreira Bispo, 61, foram baleados e socorridos para o Hospital geral do Estado (HGE).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp