Polícia

Anestésico para cirurgia é usado como alternativa para traficantes, alerta perita criminal

Divulgação/SSP
Medicamento é 100 vezes mais potente do que a morfina  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP

Publicado em 09/02/2018, às 20h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O anestésico Fentanil, medicamento utilizado exclusivamente em ambientes hospitalares, principalmente em cirurgias cardíacas, neurológicas e ortopédicas, está sendo utilizado por traficantes como alternativa ao Êxtase e ao LSD por não ser uma substância ilegal.

A informação foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e a  perita criminal Márcia Portela, lotada no Laboratório Central do Departamento de Polícia Técnica (DPT), explica que o Fentanil, 100 vezes mais potente do que a morfina, é administrado para entubar pacientes com um quadro de overdose e com grande risco de morrer.

“Já tivermos um caso registrado em São Paulo, em que o paciente faleceu por conta do consumo dessa substância”, alertou Portela.

Ela explicou que o Fentanil é comercializado em microsselos como o LSD e utilizado de forma indevida prejudica seriamente o fígado e os rins.

“Não usem drogas, pois elas causam vários problemas à saúde, e, além das mais consumidas nessa época do ano, como maconha e cocaína, no carnaval também aparecem novas, as sintéticas, altamente tóxicas e que podem levar a morte”, explicou a perita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp