Polícia

Ex-secretário de Saúde de Cabral volta a ser preso pela Lava Jato no RJ

Fábio Motta/Estadão Conteúdo
Ao todo, agentes tentam cumprir 21 mandados de prisão no RJ e em SP  |   Bnews - Divulgação Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Publicado em 31/08/2018, às 07h27   Redação BNews



O ex-secretário de Saúde do governo Sérgio Cabral, Sérgio Côrtes, voltou a ser preso, na manhã desta sexta-feira (31), pela Polícia Federal na operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Desde o início da manhã, segundo o G1, agentes da PF estão na casa do ex-secretário na Lagoa, na Zona Sul da capital fluminense.

Os agentes visam cumprir 21 mandados de prisão no Rio e em São Paulo. A ação desta sexta-feira é um desdobramento das operações Fatura Exposta e Ressonância e é a terceira fase da Lava Jato no Rio de Janeiro dentro da área da saúde.

Dessa vez, a operação envolve as Organizações Sociais (OSs), que são organizações sem fins lucrativos contratadas para administrar unidades de saúde do estado e o alvo é a empresa Pró-Saúde, que administrava vários hospitais na gestão de Sérgio Cabral. Atualmente, a Pró-Saúde é responsável pela administração do Hospital Getúlio Vargas e do Instituto Estadual do Cérebro.

Cortes já havia sido preso em abril do ano passado durante a Operação Fatura Exposta, mas foi solto em fevereiro desse ano após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele foi investigado pelo desvio de R$ 300 milhões na secretaria Estadual de Saúde e no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into).

A Pró-Saúde enviou  nota ao BNews afirmando que "está colaborado com as investigações e, em virtude do sigilo do processo, não se manifestará sobre os fatos. A entidade filantrópica reafirma neste momento o seu compromisso com ações de fortalecimento de sua integridade institucional".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp