Polícia

Dados da SSP apontam 48 feminicídios na Bahia no primeiro semestre

BNews
Outros índices que chamaram atenção foram a redução discreta de roubo a veículos  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 09/08/2019, às 14h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O aumento de feminicídios no primeiro semestre de 2019, na Bahia, chamou atenção durante a apresentação das ações policiais neste primeiro semestre no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta sexta-feira (9). Foram 41 em 2018 e 48 em 2019, sete casos a mais, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Foi o único índice que teve aumento nesse período.

O secretário da SSP-BA, Maurício Teles Barbosa, reconhece o crescimento de casos e destaca que a prevenção e aumento das rondas serão adotadas para repreensão desse crime.“O feminicídio é uma das nossas preocupações, vamos intensificar os diálogos para orientar as mulheres e aumentar as Rondas Maria da Penha, para inibir esse tipo de morte”, afirmou durante entrevista.

Roubo de ônibus e furtos de veículos

O roubo de ônibus teve aumento discreto de 0,1%, segundo dados da SSP. Em 2018, foram 983 e 984 neste ano, um a mais. Já o furto de veículo apresentou redução de 4, 8%, o que equivale a 33 veículos a menos.

Sobre estes índices, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, destacou que serão realizadas novas ações  para o combate a esses tipos de furtos. "O roubo a coletivo é complexo, pois é recorrente. As pessoas que comentem esse crime não ficam presas. Identificamos nesse primeiro semestre as manchas criminais e nesses pontos vamos intensificar o policiamento. Por exemplo, já estamos operando com motos na Estação Iguatemi, assim atuaremos mais rápido nas denúncias, para isso é necessário aumento policiais que já teve um aumento de 823 praças e oficias em 2019”, destaca.

Concurso Público

Outro assunto abordado durante a coletiva foi o aumento do efetivo de policiais e bombeiros. Segundo o Secretário de Segurança Pública da Bahia, até o final do ano de 2019, será lançando o edital do concurso público liberado pelo governado Rui Costa, em maio deste ano, para aumentar o efetivo de forma imediata.

O balanço das ações policiais do primeiro semestre de 2019 contou com a presença do secretário Maurício Teles Barbosa, o sub-secretário da SSP, Ari Perreira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Teles de Macêdo, e o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffesson.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp