Polícia

Ações contra Aécio Neves e Eunício de Oliveira devem ir para a 1ª instância

Agência Brasil
Pedido foi feito ao Supremo pela Procuradoria-Geral da República  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 19/09/2019, às 06h28   Yasmin Garrido



A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (18), o envio à primeira instância das ações que investigam, no âmbito da Operação Lava-Jato, os ex-senador Eunício de Oliveira e o do deputado federal Aécio Neves.

O parecer, que foi assinado pela ex-procuradora-geral Raquel Dodge, destacou que os atos investigados foram supostamente praticados por Eunício Oliveira em razão do cargo de senador da República e no exercício da função. A PGR pediu que a ação seja enviada à Seção Judiciária do Distrito Federal, com o arquivamento da investigação exclusivamente em relação ao crime de falsidade ideológica eleitoral.

De acordo com Raquel Dodge, as condutas objeto da manifestação “não se amoldam ao tipo do artigo 350 do Código Eleitoral, configurando, em verdade, somente crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de capital”.

Já quanto ao deputado Aécio Neves, Dodge pediu que a SJDF investigue prática de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo recebimento de vantagem indevida por empresas contratadas por Furnas Centrais Elétricas. 

Ainda segundo a PGR, a lavagem de dinheiro acontecia por pessoas ligadas a Andréa Neves, além da utilização de doleiros para envio de valores ao exterior. Dodge negou o pedido de arquivamento formulado pela defesa por entender que “há justa causa para o prosseguimento desta investigação”.

A ex-procuradora-geral destacou que se trata de um inquérito, não de uma ação penal e que “o conjunto probatório colhido até então fundamenta a continuidade das investigações”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp