Polícia

Acusado de assaltar e esfaquear taxista já foi condenado duas vezes pelos mesmos crimes

Arquivo BNews
Homem foi preso neste sábado, após anunciar assalto no bairro da Pituba  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 21/10/2019, às 05h55   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem de 42 anos, preso em flagrante sob a suspeita de assaltar e esfaquear, neste sábado (19), o taxista Mário Villas Boas, já foi condenado pela Justiça baiana duas vezes pelos mesmos crimes, que também tiveram como vítimas dois taxistas da capital baiana.

De acordo com as ações penais analisadas com exclusividade pelo BNews, o modus operandi de Marcel da Silva Vieira é o mesmo: ele chama o táxi, faz a corrida e, ao final, anuncia o assalto e agride o motorista com uma faca.

Os dois crimes já julgados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), um com recurso no segundo grau, aconteceram em 2014 e juntos somam a pena de mais de 8 anos de prisão. Neste sábado, a vítima foi Mário, que recebeu alta do Hospital Geral do Estado (HGE) neste domingo (20), após reagir ao assalto.

Ele aceitou a corrida do suspeito nas imediações do Hospital Aliança, na Avenida Juracy Magalhães Júnior, e, de acordo com Marcel, a corrida seria para a Avenida Paulo VI, na Pituba. No entanto, ao chegar ao destino, o assalto foi anunciado.

Em razão da briga, os dois foram encaminhados ao hospital e depois à Central de Flagrantes. O crime já está sob investigação da polícia e, se seguir os trâmites dos anteriores, uma ação penal deve ser instaurada contra o acusado, sob a imputação dos crimes de lesão corporal e roubo.

Histórico criminal
Em 9 de maio de 2014, por volta das 10h30min, policiais militares, que realizavam ronda na Av. Juracy Magalhães Jr., foram acionados pelo taxista André Luiz Lima Mora, que havia acabado de sofrer uma tentativa de roubo.

“O denunciado solicitou uma corrida, sendo que no momento em que se aproximou do veículo apontou a faca e anunciou o assalto ordenando que a vítima entregasse o veículo, momento em que a vítima avançou o carro”, escreveu o juiz Ricardo Augusto Schmitt na sentença que condenou Marcel a 1 ano, 5 meses e 23 dias de prisão regime aberto.

Em 22 de abril de 2014, Macel solicitou um táxi no Itaigara com destino ao Costa Azul e, ao chegar ao local, anunciou o assalto, ameaçando cegar o motorista com uma faca, tendo conseguido levar da vítima, além do carro e do aparelho celular, a quantia de R$ 200 em espécie.

No entanto, a denúncia do Ministério Público só foi oferecida em outubro daquele ano, quando já havia outra ação penal pelos mesmo crimes em nome de Marcel, razão pela qual, desta vez, ele foi condenado a 6 anos, 3 meses e 4 dias de prisão em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade.

De acordo com o juiz Wolney de Azevedo Perrucho Júnior, “o réu praticou o delito no curso de execução penal, quando tinha sido beneficiado pelo Livramento Condicional, o que demonstra que o acusado apresenta personalidade dissonante com a obediência das leis e do convívio social”.

Este processo se encontra, desde o dia 2 de outubro de 2019, em grau de recurso na Segunda Câmara Criminal do TJ-BA. Até o momento, a desembargadora Eduarda de Lima Vida solicitou “que o Juízo de origem encaminhe ao Tribunal a mídia de gravação audiovisual referente às audiências de instrução e julgamento realizadas, com o inteiro teor de todas as declarações, depoimentos e interrogatórios realizados no curso da Ação Penal”.

Enquanto não sai a decisão em segundo grau, Marcel da Silva Vieira, mais uma vez, é acusado de roubar, com o auxílio de uma faca, um taxista na capital baiana. Ele foi preso em flagrante e deverá ser encaminhado ao sistema prisional, já que ainda estava no cumprimento de pena imposta pela Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp