Polícia

Delegada teme vazamentos após celular ficar preso em loja da Apple por 50 horas

Léo Sousa
Empresa se recusa a entregar documento que comprova serviço de backup  |   Bnews - Divulgação Léo Sousa

Publicado em 21/12/2019, às 12h46   Léo Sousa e Juliana Nobre


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Quando a diretora do Departamento de Polícia, Fernanda Porfírio, comprou o seu novo celular, na quinta-feira (19), na loja Iplace, do Shopping Barra, não esperava que o serviço de backup que foi oferecido gratuitamente a ela demorasse dez vezes mais para ser concluído do que as quatro horas previstas.

A maior reclamação da delegada, no entanto, não foi o transtorno causado pela demora e pelo período em que teve que ficar sem os dois aparelhos - o antigo e o novo -, mas o fato da loja ter se recusado a comprovar que estava fazendo o backup. Com as informações contidas no seu celular de trabalho em posse do estabelecimento, ela se preocupa com o risco de vazamento de dados.

Segundo a loja, o backup foi concluído por volta das 23h da sexta-feira (20). Na presença da reportagem do BNews, Porfírio retirou o produto por volta das 12h30 deste sábado (21). Durante o período em que o celular esteve em posse da loja, ela teve mais de 100 conversas de aplicativo de mensagens não lidas.

Porfírio conta que, entre as conversas, há grupos de trabalho com outros delegados. Segundo ela, a loja informava que o backup era extenso e por isso demorava muito para ser finalizado. “Depois, me ligaram para informar que tinham perdido o meu backup e que iam refazer. Minha preocupação é que todos os meus dados de operações, grupos com delegados, estão no celular e agora eles não querem me fornecer um documento que comprove o período em que o celular ficou na loja, pois se alguma informação vazar, eu terei como comprovar que saiu da loja”.

A reportagem tentou contato com o gerente do estabelecimento, mas ele não quis se pronunciar. Informou que apenas a matriz poderá dar um retorno sobre o caso.

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