Polícia

Ladrões de veículos presos em Conquista

Publicado em 17/12/2011, às 09h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Mais quatro integrantes de uma quadrilha responsável pelo roubo de, pelo menos, nove automóveis e caminhões, em 2011, nas regiões de Itaberaba, Irecê, Jacobina e Feira de Santana, foram presos, na quinta-feira (15), durante operação conjunta das Coordenadorias Regionais do Interior (Coorpins) de Feira de Santana (1ª) e Itaberaba (12ª).

Kleber Cristian Escolano de Almeida, o “Binho”, 35 anos, Ailton César Oliveira Silva, o “César Mão de Ferro”, 37, José Luciano Conceição Oliveira, 47, e Rafael Pinto da Costa, o “Rai”, 27, foram presos, em Feira de Santana, na loja de peças de automóveis de propriedade de Kleber, apontado como o receptador da quadrilha. A polícia procura por dois outros integrantes do bando, que encontram-se foragidos, mas que já têm mandados de prisão preventiva decretados.

Com os bandidos presos, foram apreendidas duas pistolas calibre ponto 40, quatro carregadores e farta munição. Em poder deles, os investigadores também encontraram um Corolla e um SW4, ambos da Totoyta. A polícia investigará se os dois veículos são produtos de roubo. A quantia de R$ 20 mil em espécie, diversos celulares e equipamentos eletrônicos também foram apreendidos.

Segundo a titular da 12ª Coorpin, delegada Maria Clécia Vasconcelos, os bandidos costumavam ficar à espreita, preferencialmente, próximo de postos de combustíveis, aguardando que os caminhões chegassem em baixa velocidade para atacar, subindo nas cabines e rendendo os caminhoneiros. “Depois de rendê-los, os criminosos levavam as vítimas para um matagal ou área abandonada, os amarravam e os agrediam com coronhadas”. De acordo, com a delegada, obrigavam também as vítimas a consumir bebidas alcoólicas para deixá-las desorientadas.  

PROPRIEDADE

Depois de prender o grupo, os investigadores se dirigiram até uma propriedade, que pertence a Kleber, localizada na zona rural de Feira de Santana. Lá, encontraram um caminhão guincho placa JQQ 0192, roubado na cidade de Iaçu, no dia 6 deste mês. No local, havia também cinco sacos de fertilizante que fazem parte de uma carga roubada no mês passado, além de peças de automóveis.

O bando começou a ser desarticulado com a prisão, na terça-feira (130, do empresário Volnei Ivan Schafer, o “Gaúcho”, 34 anos. As investigações sobre o  roubo do guincho levaram até ele, que é dono da pousada Rodoviária, no centro de Itaberaba. Volnei apontou Kleber como o receptador dos veículos roubados pelo bando. O comerciante está custodiado na 12ª Coorpin, em Itaberaba.     

Os automóveis eram desmanchados e,  as peças retiradas, vendidas na loja de Kleber. Alguns caminhões também iam para o desmanche para que as peças fossem revendidas. Outros, tinham as placas e documentos adulterados para serem revendidos em cidades do interior da Bahia e até em outros estados. Os quatro ladrões foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e formação de quadrilha. Eles permanecerão custodiados na carceragem da 1ª Coorpin, em Feira de Santana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp