Polícia

Vídeo: De bebidas a macarrão, produtos são descobertos escondidos em material de limpeza destinados a presos da Lemos de Brito

Divulgação/  Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia
Esse material ilícito a entrada no presídio, foi descoberto e barrado durante revista de rotina de agentes penitenciários  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia

Publicado em 05/06/2020, às 09h07   Aline Damazio


FacebookTwitterWhatsApp

Bebidas, fumo, chocolate e feijão, não se trata de uma carga para abastecer um mercadinho, todos esses produtos estavam como “recheio” de supostos produtos de limpeza como água sanitária e pacotes de sabão em pó que visitantes destinaram para detentos da Penitenciaria Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura, em Salvador, na quinta-feira (4).

Esse material ilícito a entrada no presídio, foi descoberto e barrado durante revista de rotina de agentes penitenciários. O diferencial é que, segundo relato de funcionários da cadeia, esse produtos de limpeza não eram permitidos a entrada na cadeia oriundos de parentes de detentos antes da pandemia do coronavírus.

"Todas essas concessões só fragilizam a segurança da unidade e viabilizam o ingresso de materiais ilícitos como drogas, whisky, licor, chocolate e não permitidos nos estabelecimentos penais do Estado", afirma Fernando Fernandes, policial penal e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização esclareceu que "não há necessidade de doar alimentos às unidades tendo em vista que o Plano de Contigenciamento do Covid-19 já prevê um reforço alimentar para todos os presos, aumentando de três para quatro refeições diárias. Além disso, buscando fortalecer a barreira sanitária do sistema prisional, não estão sendo permitidas doações de alimentos, somente de limpeza e higiene". 

Ainda de acordo com a secretaria, já são 12 semanas sem nenhuma contaminação, dos mais de 13 mil detentos distribuídas nas 26 Unidades Prisionais do Estado.

Matéria atualizada às 14h06 para inclusão da nota da Seap

Veja vídeos:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp