Polícia

Operação 'Ikaro': Baiano lidera quadrilha de tráfico internacional de drogas em Salvador 

Leitor/ Bnews
A organização criminosa lucrava meio milhão de reais nas transações   |   Bnews - Divulgação Leitor/ Bnews

Publicado em 10/06/2020, às 08h48   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Um baiano de 34 anos que não teve a identidade revelada foi preso na manhã desta quarta-feira (10), em Salvador, pela Polícia

Federal por liderar uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas. O homem responde também por homicídio, de acordo com a PF.  

Nesta manhã, o órgão deflagrou a operação 'Ikaro' para desarticular a quadrilha e cumprir sete mandados de prisão (seis preventivas e uma temporária) e sete mandados de busca e apreensão na capital baiana e um no Estado de Goiás, todos expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador.

Até às 08h30 seis pessoas já haviam sido presas, conforme divulgado pelo BNews, carros da PF foram vistos no bairro do Imbuí. 

O principal modus operandi era a cooptação de “mulas” para realização do transporte em voos comerciais para a Europa, sendo a droga, geralmente, escondida em sua bagagem.Na maioria dos casos, tratava-se de casais tentando transportar cocaína para Lisboa, Portugal, de forma oculta em suas malas.  Durante as investigações apurou-se que, em caso de êxito, cada “mula” que realizava a viagem recebia aproximadamente 15 mil reais, gerando um lucro superior a meio milhão de reais para a organização criminosa, dependendo da quantidade de droga transportada.

Cerca de 40 policiais federais participaram da operação de hoje. Entre janeiro e fevereiro deste ano foram realizadas sete prisões em flagrante nos aeroportos de Salvador e Galeão, no Rio de Janeiro. A semelhança do modo de atuação e das circunstâncias levou à identificação do envolvimento de uma mesma organização criminosa em todos os casos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp