Polícia

Operação no Rio de Janeiro investiga fraudes em compras de alimentos para escolas

Reprodução/Sindipol/DF
A operação Prandium cumpre 64 mandados de busca e apreensão no Rio e na Baixada Fluminense nesta sexta (26)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Sindipol/DF

Publicado em 26/06/2020, às 09h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Polícia Civil realizam uma operação nesta sexta-feira (26) contra fraudes na compra de alimentos e equipamentos para escolas da rede estadual. As informações são da Agência Brasil.

A operação – batizada de Prandium - cumpre 64 mandados de busca e apreensão no Rio e na Baixada Fluminense. Segundo o MP-RJ, as investigações, iniciadas há cincos meses, constataram a existência de uma organização criminosa que usa orçamentos falsos e forja preços para simular concorrência para o fornecimento de materiais e alimentos.

Para o parquet, empresários aliciavam e pagavam propina a diretores de escolas e diretores regionais para obter vantagem no momento da contratação. No esquema, havia um prévio ajuste de preços e redirecionamento para empresas pertencentes a uma mesma pessoa, mas registradas em nome de “laranjas”.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas, as atividades ilícitas se mantiveram para a compra e distribuição de cestas básicas aos alunos. A Secretaria Estadual de Educação informou, por meio de nota à imprensa, que repassa a verba para a compra de alimentos para as escolas e que a compra é responsabilidade das unidades de ensino.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp