Polícia

Presos ameaçam rebelião

Publicado em 09/11/2010, às 20h45   Redação Bocão News



Detentos da Colônia Penal de Simões Filho ameaçaram iniciar uma rebelião na tarde desta terça-feira (9). Quinze presidiários, que se apresentaram como líderes do movimento, chegaram a juntar colchões no pátio da unidade prisional para provocar um incêndio, mas a ação foi controlada por agentes penitenciários.

Os supostos líderes da rebelião agrediram com socos outros quatro internos acusados de colaborar com a polícia durante uma vistoria realizada na segunda-feira, quando foram apreendidos cinco celulares, duas facas e 125 papelotes de maconha. Os detentos agredidos passam bem.

Após serem transferidos para a Unidade Especial Disciplinar do Complexo Penitenciário da Mata Escura, os líderes do motim serão levados, nesta quarta-feira (10), para o Conjunto Penal de Serrinha, a 170 km de Salvador, segundo informações da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

A direção da secretaria não vê relação do movimento na unidade baiana com a rebelião ocorrida no presídio de São Luis, no Maranhão, que terminou nesta terça-feira, com 18 mortos. A Colônia Penal de Simões Filho tem capacidade para 244 presos, mas abriga atualmente 270 presos.

Este é o segundo princípio de rebelião em unidade prisional na Bahia esta semana. No domingo (7), a SJCDH conseguiu conter princípio de motim no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, na Baixa do Fiscal, quando dois internos atearam fogo em colchões em represália ao fato de terem sido transferidos de ala.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp