Polícia

Chefe da Receita Federal é preso

Publicado em 10/11/2010, às 10h50   Redação Bocão News



Um dos chefes da Receita Federal do aeroporto de Guarulhos, um dos principais do país, foi preso na operação Trem Fantasma, desencadeada na terça-feira (9) pela Polícia Federal contra uma suposta quadrilha acusada de fraudar importações. O auditor Francisco Plauto Moreira, chefia de trânsito aduaneiro em Cumbica, foi um dos 23 presos ontem.

Outras nove prisões foram efetuadas nos últimos meses, mas só divulgadas ontem. Entre os presos, há cinco auditores da Receita, três do Tesouro Nacional, dois policiais federais, empresários e funcionários de companhias aéreas e de empresa de segurança.

Um deles tinha loja na Galeria Pagé, um dos mais conhecidos pontos de venda de produtos contrabandeados de São Paulo, um dos estados onde, juntamente com Rio de Janeiro e Pernambuco, aconteceram as prisões e apreensão de cerca de R$ 1 milhão com os suspeitos de integrar a quadrilha.

O delegado Vladimir Pacini Schinkarew, chefe da operação feita em conjunto com a Receita Federal, estima que eram contrabandeadas 80 toneladas de mercadorias por ano e que as fraudes tenham causado um prejuízo de R$ 50 milhões à Receita.

A operação Trem Fantasma, em alusão a um truque que o grupo utrilizava para desviar produtos importados dos Estados Unidos e da China, contou com a participação da Receita Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp