Polícia

KM Livre: Operação investiga esquema de locação de carros e motos em três estados

Divulgação PF
Ex-deputado do Ceará é investigado por participação em esquema  |   Bnews - Divulgação Divulgação PF

Publicado em 19/11/2020, às 12h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A segunda fase da Operação KM Livre da Polícia Federal cumpre 27 mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (19) em cidades do Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro para desarticular um esquema de fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas. Entre os crimes estão desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. 

A primeira fase da operação KM Livre foi deflagrada ainda em 2016. Na época, a PF apreendeu mais de cinco milhões e novecentos mil reais em dinheiro na sede de uma das empresas investigadas, no bairro de Fátima. A PF suspeita de lavagem de dinheiro, ocultado na sede de uma das empresas investigadas, no mesmo bairro.

O grupo atuante é liderado por investigado que exerceu mandatos de deputado federal e deputado estadual no Estado do Ceará no período da investigação. A PF não informou a identidade do investigado. 

"Há fortes evidências de lavagem de dinheiro ilícito por meio da aquisição clandestina de corretoras valores e de sociedades em conta de participação do ramo de energia eólica, com a ajuda estratégica de operadores do mercado financeiro", diz a PF em nota. Atuação de agentes públicos também é apurada nos crimes investigados.

A investigação também identificou lavagem de dinheiro com aquisição de imóveis, empresas e transações no mercado financeiro. O grupo criminoso atua há cerca de 20 anos. O material coletado nesta quinta será averiguado pela PF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp