Polícia

Secretário parlamentar de Bacelar é flagrado em racha de trânsito e encaminhado à delegacia

Divulgação
Cláudio de Miranda já respondeu a uma ação penal de autoria do MP-BA por crime de trânsito  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/01/2021, às 12h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário parlamentar do deputado federal Bacelar (Podemos), Cláudio Márcio Lima de Miranda, foi detido na noite desta sexta-feira (1º), após ser flagrado praticando racha na região da Boca do Rio, em Salvador. Ele estava dirigindo um veículo modelo Mini Cooper John Works.

De acordo com informações obtidas pelo BNews, os veículos estavam em alta velocidade e os motoristas colocaram em risco a vida de pedestres na Avenida Jorge Amado, na capital baiana. No momento da abordagem, Cláudio resistiu à ordem de parada e foi interceptado por guarnições da 38ª CIPM, que estavam no local.

Ainda segundo fontes do BNews, o secretário parlamentar de Bacelar desacatou e agrediu os policiais, precisando ser imobilizado e algemado, momento em que foi encaminhado à Central de Flagrantes. No entanto, não foi lavrado auto de prisão e o homem foi liberado em seguida. 

Reincidência
O secretário parlamentar Cláudio Márcio Lima de Miranda, conforme apurado pelo BNews, já respondeu a uma ação penal de autoria do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), acusado de crimes de trânsito. O processo, aberto em 2013, já foi baixado em 9 de novembro de 2020, com extinção da punibilidade, após o servidor cumprir, por dois anos, determinações do órgão estadual.

O crime cometido por Cláudio foi semelhante à ocorrência desta sexta-feira (1º). Na denúncia consta que, em maio de 2013, dirigia em alta velocidade no bairro do Rio Vermelho, sendo perseguido pela polícia. Ainda segundo o MP-BA, ele “apresentava sinais claros de comprometimento da capacidade psicomotora, tais como agressividade, olhos vermelhos, odor de álcool no hálito, dificuldade de equilíbrio e confusão mental”.

Apesar de a denúncia ser datada de novembro de 2014, a defesa de Cláudio só foi apresentada ao processo em fevereiro de 2015, assinada, inclusive, pelo advogado João Claudio Veiga Bacelar Batista, que é filho do deputado do Podemos. Na contestação o advogado juntou laudo médico para atestar que o acusado não estava embriagado no momento do flagrante.

Nos autos da ação foi oferecida pelo MP-BA a suspensão condicional do processo, proposta acatada pelo réu. O acordo previa que ele precisaria, por dois anos, comparecer em juízo todos os meses, bem como depositar quantia em dinheiro para uma instituição, o que foi cumprido por Cláudio Márcio e, por isso, o processo foi baixado e extinta a punibilidade.

O BNews tentou contato com o deputado Bacelar e com a assessoria dele, na manhã deste sábado (2), mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que o flagrante aconteceu por volta das 21h, na localidade do Curralinho, na Boca do Rio, e que os dois condutores foram encaminhados à delegacia.

Leia na íntegra a nota da PM:
Conforme a 39ª CIPM, por volta das 21h de sexta-feira (1), policiais militares da unidade realizavam rondas na localidade conhecida como Curralinho, na Boca do Rio, quando avistaram dois condutores praticando direção perigosa. Um dos condutores foi abordado, encaminhado à delegacia e o veículo foi apreendido.  

Posteriormente, o outro carro foi avistado em alta velocidade e, no momento da abordagem, o condutor, que aparentava embriaguez, desacatou e tentou agredir os policiais militares, sendo necessário fazer o uso escalonado da força. O homem foi conduzido para a UPA e em seguida para a Central de Flagrantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp