Polícia

Preso ex-PM que negociou queimar viaturas em greve

Imagem Preso ex-PM que negociou queimar viaturas em greve
David Salomão ficará no presídio de Conquista até ser transferido para Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/02/2012, às 07h22   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-policial militar e atual advogado David Salomão foi preso na quarta-feira (15) na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Ele ficou conhecido durante a greve da PM ao ter divulgada uma conversa com o líder do movimento Marcos Prisco, cujo telefone foi grampeado pela polícia mediante autorização judicial.

O mandado de prisão foi da 2ª Vara da Justiça, em Salvador. Salomão foi preso pela Polícia Federal. Ele ficará no presídio de Conquista até ser transferido para Salvador.

Escuta telefônica

Na gravação, Prisco é ouvido chamando os policiais de Conquista para irem a Salvador fortalecer o movimento. Salomão fala que iria queimar viaturas e duas carretas na BR-116, mas esses atos de vandalismo não foram registrados durante a greve. O diálogo continua e Prisco pede para ele "descer" (vir para Salvador) com outros colegas. Até a noite de ontem, eram contabilizados 15 PMs detidos em virtude de envolvimento com a paralisação dos militares na Bahia.

Confira trechos da conversa:

- Prisco: Alô, oi. Desce toda a tropa pra cá meu amigo. Caesg e você. Desce todo mundo para Salvador, meu irmão… Tou lhe pedindo pelo Amor de Deus, desce todo mundo para cá…
- David Salomão: Agora?
- Prisco: Agora, agora. Embarque…
- David Salomão: Eu vou queimar viatura… Eu vou queimar duas carretas agora na Rio/Bahia que não vai dar tempo…
- Prisco: fecha a BR aí meu irmão. Fecha a BR.


O governo baiano entregou na quarta à Assembleia Legislativa do Estado o projeto de lei com o pagamento da Gratificação de Atividade Policial IV e V e também o reajuste salarial de 6,5% para os PMs e demais servidores estaduais. O projeto traz os valores e as datas de incorporação da gratificação à remuneração mensal da categoria de acordo com a atividade exercida por cada policial, além da valorização do salário base com o acréscimo de R$ 41.

A GAP IV começa a ser paga ainda em 2012 e será concluída em 1º de abril de 2013. Com isso, o salário de soldados e sargentos (patentes com o maior efetivo), somado ao reajuste de 6,5% retroativo a janeiro, atinge, respectivamente, um aumento de 18,5% e de 17,7% em novembro deste ano, se comparado a dezembro do ano passado.


Informações Terra

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp