Polícia

Falso vendedor de eletros aplica golpe de R$ 8,5 mil em moradores do Bairro da Paz; ele diz que devolverá valores

Ilustrativa
Uma das vítimas, usada como intermediário nas negociações, está sendo ameaçado   |   Bnews - Divulgação Ilustrativa

Publicado em 25/04/2021, às 11h39   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

É comum para quem quer comprar algo, buscar os melhores preços e melhores condições de pagamento. Mas, foi por causa dessa "facilidade" e de valores abaixo do mercado, que 12 pessoas caíram em um golpe de um falso vendedor em Salvador.

Em grande maioria, moradores do Bairro da Paz, as vítimas foram seduzidas por ofertas tentadoras de produtos como televisão de última geração, refrigeradores, ar-condicionados, celulares, notebooks, entre outros, que custavam bem menos do que em qualquer loja.

As promoções eram oferecidas por um homem identificado pelo prenome de Joeliton, que usou uma das vítimas para atrair outros "clientes". Com um grande círculo de amizade no bairro, o denunciante, que pediu para não ter a identidade revelada por medo, ao procurar o BNews, conta que convenceu as vítimas, outras 11, a adquirirem os produtos abaixo do preço.

Em contato com a reportagem, ele conta como tudo começou. "Ele entrou em contato comigo via Whatsapp. Ele é um antigo morador aqui do bairro, eu conheço ele desde essa época. Aí, ele sumiu. Agora, ele apareceu, me mandou uma mensagem, me perguntando como eu estava, se identificou e disse que estava vendendo uns produtos. Me mandou as ofertas e fotos".

Segundo a vítima, todas as tratativas eram feitas pelo aplicativo de mensagens, e ele acabou se tornando uma espécie de intermediário entre o vendedor e os clientes. "Ele só me mandou algumas imagens como se produtos estivessem em um galpão", conforme mostrado em prints de conversas enviados à reportagem.

Com parte dos pagamentos já realizados, as vítimas passaram a cobrar ao "intermediário", que também caiu no golpe, os produtos que não tinham chegado conforme prazo dado pelo "vendedor". Sem nenhuma previsão de receber o que tinha comprado, o denunciante decidiu solicitar a devolução dos valores, quando se deu conta que havia caído em um golpe.

"Quando fiz a solicitação do valor para devolução, ele não devolveu até hoje, e também não fez a entrega dos produtos", conta. Ele destaca que tentou contato várias vezes com Joeliton, mas não teve as mensagens respondidas e nem ligações atendidas.

Diante da situação, a vítima decidiu prestar queixa e teve a ingrata surpresa de saber que o golpe já tinha sido aplicado em outras vítimas. "Quando fui até a delegacia, descobri que ele tem outras acusações também pelo mesmo delito, e eu não sabia disso", lamentou. O boletim de ocorrência foi registrado na 12ª Delegacia Territorial, no bairro de Itapuã, na última terça-feira (20).

Sem os produtos, sem os valores e sem nenhuma resposta, o denunciante teme pelas cobranças das outras vítimas que ele intermediou a negociação. "Já fui ameaçado. Algumas pessoas entenderam a situação, outras não. Vou ter que pagar a elas, do meu bolso. Sem condições para isso. Estou passando uma situação muito complicada por conta dessa situação. Já pensei em sair do bairro, mas tenho medo das pessoas acharem que eu tô saindo para não pagar a elas".

Na manhã deste domingo (25), a reportagem do BNews tentou contato com o suspeito, através de dois números de telefone passados pela vítimas, mas as ligações não foram atendidas e nem as mensagens foram respondidas no Whatsapp. O BNews também procurou a Polícia Civil, que não respondeu o e-mail até a publicação desta matéria.

Atualização às 14h55

Após a publicação da matéria, o "vendedor" respondeu à reportagem que está ciente das queixas registradas contra ele, disse ter entrado em contato com a pessoa lesada e que "até amanhã [segunda-feira] já estará resolvido o problema".

"Infelizmente também estou sendo vítima, mas tenho que assumir e resolver tudo isso aí. Estou agora mesmo inclusive providenciando o pagamento de uma parte do valor para a pessoa aqui", alegou.

"Infelizmente eu dependo de terceiros e devido a esse atraso estou fazendo a devolução dos valores em seguida quem quiser manter a compra será entregue todos os produtos, mas até amanhã [segunda-feira] devolvo os valores pagos", escreveu, sem dizer, porém qual a procedência dos equipamentos ofertados. 

Resposta da polícia

Procurada pelo BNews, a Polícia Civil afirmou que a 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã) "apura denúncias relacionadas a um homem que teria praticado golpes com vendas de produtos que nunca entregou". Acrescentou que mais detalhes das investigações não estão sendo divulgados para evitar interferências no caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp