Polícia

PF intima Sônia Guajajara por acusação de difamação ao Governo Federal por meio de websérie

Reprodução/Agência Brasil
Intimação aconteceu a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai). A websérie "Maracá" denunciou violações de direitos cometidas contra os povos indígenas no contexto da crise sanitária provocada pela Covid-19  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 30/04/2021, às 15h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A líder indígena Sônia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), foi intimada pela Polícia Federal, a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), por difamar o governo federal por meio da websérie "Maracá".

Ao colunista Guilherme Amado, da revista Época, o Apib enviou um comunicado afirmando que a organização seguirá lutando pela defesa dos direitos fundamentais dos povos indígenas.

Lançada em 2020, a websérie denunciou violações de direitos cometidas contra os povos indígenas no contexto da crise sanitária provocada pela Covid-19. “Não irão prender nossos corpos e jamais calarão nossas vozes ”, afirmou a Apib em comunicado enviado à publicação.

Denúncias referentes à situação de povos originários durante a pandemia foram, inclusive, abordadas em um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.

Em agosto, a corte decidiu, por unanimidade, obrigar o governo federal a adotar uma série de medidas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus entre os indígenas.

Nas eleições de 2018, Guajajara foi candidata a vice-presidente na chapa encabeçada pelo  coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), e da Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos (PSOL).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp