Polícia

Delegado aposentado é encontrado morto dentro de carro no Campo Grande

Arquivo / BNews
Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 12/06/2021, às 22h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O delegado aposentado, Valdir Gomes Barbosa, 69 anos, foi encontrado morto dentro do próprio carro, no bairro do Campo Grande, em Salvador, na noite deste sábado (12). No veículo dele, foi encontrada a arma do policial. A causa da morte deve ser investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para remoção do corpo. 

Na polícia baiana, Valdir ocupou relevantes cargos, entre eles o de delegado chefe, no comando de operações especiais. Coordenou dezenas de investigações de campo, capturou fugitivos da Justiça e solucionou casos importantes. 

O delegado da elite da polícia baiana comandou diligências que ficaram famosas. Entre elas, a recuperação das joias roubadas no apartamento do senador Antônio Carlos Magalhães, por uma quadrilha comandada por Rui Clementino da Silva, refinado e inteligentíssimo ladrão carioca; captura, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, do empresário Otto Willy Jordan, fugitivo do sistema prisional da Bahia; captura, em Miami, nos Estados Unidos, do empresário Domingos Rosólia Neto, líder de um golpe milionário contra o Banco do Brasil; libertação da estudante Fernanda Viana, sequestrada em Salvador por Leonardo Pareja, um jovem bandido goiano de fugas sensacionais, que manteve a adolescente como refém no Hotel Samburá, em Feira de Santana.

Valdir também foi escritor. Escreveu um livro de memórias - Saques e Tiros na Noite - onde relatou minuciosamente sua vida profissional e a participação nas principais missões especiais. Nas eleições de 2018, ele foi candidato a deputado estadual na Bahia pelo PPS, quando obeteve 2.640 votos totalizados (0,04% dos votos válidos) mas não foi eleito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp