Polícia

Rui promete instalar câmeras portáteis em viaturas e nas fardas da PM-BA

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/07/2021, às 11h02   Luiz Felipe Fernandez e João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa, prometeu nesta terça-feira (13) que até o final do ano que vem todas as viaturas da Polícia Militar da Bahia e as fardas dos agentes vão ter acopladas câmaras portáteis, a fim de dar mais transparência às operações policiais. 

A proposta foi colocada em prática no estado de São Paulo. No primeiro mês de teste das câmeras portáteis, a letalidade policial alcançou o menor nível em 8 anos, sendo que nenhuma das mortes teve participação dos batalhões que fazem parte do porgrama Olho Vivo.

Além de ajudar a reduzir os episódios de excesso e de violência policial, o governador ressalta que as câmeras dão ainda mais segurança aos próprios policiais, que estarão resguardados quanto à sua atuação em caso de confronto com criminosos.

Com um investimento total de mais de R$ 1 bilhão, Rui garantiu ainda que cerca de 80 cidades baianas terão 100% de videomonitoramento das tropas da PM. 

“Finalizamos a licitação domonitoramento de câmera. Investimento grande. Até final do ano que vem vamos ter cerca de 80 cidades da Bahia monitoradas por câmeras nas ruas e em vários pontos. Assino nos próximos dias”, disse Rui.

Segundo o governador, os municípios vão ter câmeras de reconhecimento de placa automática em vários pontos no estado e em cidades, além de reconhecimento facial, que já foi adotado em Salvador. 

“Quero implantar imagem digital no fardamento e nas viaturas. Pedi para implantar o sistema LTE, que é mais avançado que o 5g. O policial poderá transmitir ao vivo a operação para o comando”, explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp