Polícia

Operação Septem: Salvador registra redução de 11% em roubos a ônibus

BNews
Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 13/07/2021, às 14h35   Brenda Viana e Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Pouco mais de um mês do início da operação Septem, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), a capital baiana registrou 54 roubos a coletivos, ou seja, uma redução de 11% nesse período se comparado há quatro semanas do lançamento da operação. Ao BNews, a major Flávia Barreto destacou que vai dar continuidade ao trabalho até os crimes continuarem intensos em Salvador. 

“Percebemos que está dano resultado, vamos continuar até que esse crime, se não zere, mas chegue perto do zero. Esse é o nosso objetivo”, disse a major.  

Contudo, apesar do resultado positivo, a major Flávia Barreto ressaltou que a população tem um papel fundamental para que o trabalho da PM seja realizado com maior efetividade através de denúncias. 

Ainda de acordo com ela, o registro dos crimes, através de denúncias anônimas pelo 181 (número da Polícia Militar) ou 190 (número do Disque Denúncia), pode modificar os pontos de abordagem da PM e, consequentemente, viabilizar o policiamento nos locais e horários que os criminosos estão atuando. 

“É importantíssimo que as pessoas que passem por esse tipo de crime, a gente sabe que fica abalada emocionalmente, mas que realizem registro para que nós realmente possamos ter esses dados e assim poder aplicar nosso policiamento”, completou.

Roubos  

Durante a coletiva, realizada nesta terça-feira (13), no Auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, nos Aflitos, a major também alertou a população sobre a periodicidade em que os criminosos atuam.  

“Geralmente ocorre de manhã, porque as pessoas estão saindo para trabalhar, se deslocando para seus trabalhos. Então, é aí que nós atuamos também intensificando nosso policiamento em todas os principais corredores, principais avenidas, tanto Salvador, quanto na região metropolitana, estamos intensificando com essas unidades tantas convencionais, quantas especializadas, nos principais pontos de ônibus, nos que ocorrem com a maior incidência”, reiterou.

Entretanto, vale ressaltar que com a ação da PM os criminosos tendem a mudar a forma como operam. 

Operação Septem e Gêmeos  

A operação Septem foi lançada no dia 10 de junho para contribuir com a Gêmeos no combate a roubos em coletivos.

“Estamos trabalhando com a tropa convencional com apoio das especializadas, incluímos a operação Gêmeos que é responsável por esse tipo de atuação pra atuar contra esses crimes”, explicou a major Flávia Barreto. 

Com essa nova operação, em pouco mais de um mês, a PM registrou uma redução de 11% nesses crimes, quando comparado há meses do início. No entanto, a operação Gêmeos, que já existia antes da Septem, de 1 de janeiro até 30 de junho, apreendeu mais de 26 armas de fogo, 24 simulacros, armas brancas, além da prisão de 115 indivíduos. 

A operação Septem só foi lançada para fazer a intensificação em razão do aumento de roubos em 2021.  

Classificação Indicativa: 14 anos

FacebookTwitterWhatsApp