Polícia

Moradores do bairro Santa Teresa sofrem com constantes assaltos; vídeo mostra ação criminosa

BNews
Situado na região de Brotas, o local tem crescido devido à instalação de diversos condomínios, o que chamou atenção dos criminosos   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 24/07/2021, às 14h32   Tiago Di Araujo



Quem mora ou até mesmo quem precisa passar pela Rua Parambu, na localidade de Santa Teresa, em Salvador, está tendo que torcer para não ser assaltado. Isso porque nos últimos cinco meses esta tem sido a realidade do local situado no bairro de Brotas, nas proximidades da Rótula do Abacaxi.

A região tem crescido e se tornado cada dia mais populosa por causa da instalação de diversos condomínios, o que chamou a atenção também dos criminosos. Em contato com a reportagem do BNews, uma moradora de um prédio no local, que preferiu não se identificar, informou que os assaltos acontecem praticamente todos os dias. "Todos os dias tem um novo episódio. Os moradores estão assombrados", declarou.

Segundo ela, as obras de construção de outros empreendimentos acabam, de certa forma, facilitando com que os criminosos não levantem suspeitas. "Ele [assaltante] consegue circular tranquilamente pela rua, aguardando uma vítima, sem que a gente perceba, porque usa a roupa da mesma cor dos trabalhadores da construção civil. Aí eles se escondem na parte de trás, onde tem a obra, e quando a pessoa passa, ele faz a vítima, adentra na mata que tem na região e ninguém pega mais".

O relato da moradora tem como base um vídeo encaminhado à reportagem do BNews, em que mostra a ação criminosa na semana passada. Abordada enquanto passeia com seu cachorro, uma mulher entrega uma sacola ao homem, que em seguida deixa o local rapidamente. Assustada, a vítima também sai correndo. As imagens foram registradas por uma câmera de segurança instalada em um dos prédios da rua.

No entanto, o caso não foi o único. Conforme a denunciante, já houveram casos de violência contra moradores e também a prestadores de serviço que passam pela região. "Já teve caso de faca. Ele colocou a faca na moça e levou os pertences. Já teve carro também e até entregador que teve a moto levada", conta ao BNews. "Aqui sempre teve assalto, principalmente na outra rua, a Lívia Giffone, mas esses últimos meses, por conta também da obra e da facilidade deles fugirem, tem aumentado bastante aqui na rua", completa.

Com a falta de segurança no local, moradores tentam a contratação de uma empresa particular para fazer monitoramento da área. "Nós até tentamos a contratação de uma empresa particular de segurança, mas alguns poucos moradores não concordaram com a taxa mensal. Mas, com o aumento de casos, é possível que mudem de ideia na próxima assembléia".

De acordo com a moradora, as ocorrências estão sendo formalmente registradas junto à polícia, através de boletim de ocorrência. No entanto, a reportagem não teve acesso aos documentos até a publicação desta matéria. O BNews procurou a Polícia Militar para saber sobre o policiamento na região, que em nota afirmou realizar o patrulhamento ostensivo no bairro.

"O policiamento na localidade Santa Teresa, no bairro Luís Anselmo, é realizado pela 58ª CIPM com o emprego de viaturas, que realizam rondas diuturnamente abordando pedestres e veículos. A Unidade conta com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Atlântico que atua em reforço ao policiamento ostensivo e preventivo nas ruas e avenidas do bairro".

A corporação garante estar à disposição dos moradores, mas ressalta a importância do registro das ocorrências. "É importante salientar ainda que o cidadão deve registrar as ocorrências na delegacia, pois a PM trabalha a partir dos dados estatísticos de cada área. Além de ligar para o Disque Denúncia, 3235-0000, para informar dados sobre qualquer crime que aconteça no bairro. O comandante da 58ª CIPM se coloca à disposição para recepcionar as demandas da comunidade".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp