Polícia

Pastor investigado por abusar de mulheres da igreja dizia ser “intérprete de Deus”

Reprodução/TV Globo
Pelo menos três vítimas denunciaram o líder religioso, entre elas uma adolescente de 16 anos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 02/08/2021, às 10h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um pastor de uma igreja evangélica de Goiânia está sendo acusado por três mulheres, uma delas de 16 anos, de cometer violência sexual. Esney Martins da Costa, da igreja Renascendo para Cristo, é um dos líderes religiosos mais conhecidos da capital goiana. As informações foram publicadas pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo (1º).

O pastor se apresentava aos fiéis como um intérprete da vontade de Deus. De acordo com relatos de suas vítimas, era dessa forma que ele conseguia molestá-las.

Relatos

Em um dos casos, uma mulher afirma que ao contar ao pastor que foi abusada na infância, ele sugeriu que a vítima passasse mais uma vez pelo trauma para esquecer as lembranças do crime.   

"Você vai ter que passar pela ferida para ser curada. E aí eu fiquei: 'meu Deus, eu vou ter que ser molestada de novo para ser curada de um trauma que eu tive na infância?' Então isso não me deixava dormir", relembra ao Fanstático.

"Ele falava que era para o meu crescimento espiritual, que era pra eu crescer na vida. Ele às vezes confunde até a mente da gente em acreditar que o que ele faz vem de Deus", completa a vítima.

Foto: (Reprodução/TV Globo)

Outras vítimas

Uma outra mulher diz que procurou a religião para tentar “ser curada da homossexualidade”. O pastor sugeriu que ela largasse o emprego e se afastasse da família. Ela também foi violentada. 

“Falava que eu era lésbica e que precisava de tratamento, tratamento de Deus. Na época eu trabalhava, tinha um emprego muito bom. E ele disse que eu tinha que sair do emprego e depender de Deus. Ele falava que minha família não prestava e que eu tinha que me afastar da família", revela. 

Os abusos cometidos a adolescente de 16 anos foram descobertos pela mãe da garota que suspeitou do comportamento agressivo da filha. Ela teve acesso às mensagens trocadas pela vítima por meio do WhatsApp com o líder religiosos. 

"Todas as vezes que ela ia, ela chegava em casa chorando e se mutilava - as pernas, as costas. E eu comecei a desconfiar. Foi um choque. Quando eu vi aquilo, o meu mundo desabou. Eu morri ali. Eu me sinto culpada, eu me sinto culpada por tudo, mas eu também fui vítima disso tudo. Ele me enganou!", lamenta a mãe.

Foto: (Reprodução/TV Globo)

Defesa

O Fantástico encontrou o pastor pessoalmente quando ele deixava o templo religioso. Esney se recusou a dar entrevista e não se defendeu das acusações. "Eu não tenho tempo. Se você quiser conversar, converse com o meu advogado, tá bom? Deus te abençoe".

As denúncias chegaram à Defensoria Pública e foram encaminhadas à Delegacia da Mulher do estado. Em nota, a advogada do pastor afirmou que o cliente foi ouvido e que prestou todas as informações solicitadas.

Matérias relacionadas:

Pastor é acusado de assédio após aparecer passando a mão em criança nos stories de Safadão; veja vídeo

“Saudade do teu rabo”, diz pastor em escuta telefônica. Confira o áudio

Padre usava doce para atrair coroinhas e cometer abusos sexuais

Classificação Indicativa: 16 anos

FacebookTwitterWhatsApp