Polícia

Esquema de fraude no Detran causa prejuízo de R$ 10 mi com furto de veículos

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/08/2021, às 12h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O esquema de fraude no Detran, que levou à prisão de um homem nesta quinta-feira (12) em Salvador, causou às locadoras um prejuízo de R$ 10 milhões com o furto de veículos. É o que aponta Operação Fake Rent, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). 

De acordo com as investigações, foram levados 100 veículos, a maioria de luxo. As ações têm o objetivo de coibir fraudes e adulteração de documentos de veículos subtraídos de locadoras. Conforme as apurações do MPBA, o golpe teve início há cerca de cinco anos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).

As investigações apontam também que, após subtrair os carros de locadoras, os fraudadores conseguiam transferir para “laranjas”, pessoas falecidas ou terceiros, que tiveram seus dados utilizados sem seu conhecimento, a partir da adulteração com a participação de servidores do Detran. Eles contavam com a participação de ex-servidores do órgão que inseriam dados falsos no sistema e exonerados  através dessa modalidade criminal.

A ação também se estendeu para as cidades de Lauro de Freitas, Dias d’Ávila, Simões Filho, Camaçari, ambas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e na cidade de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Foram cumpridos três mandados de prisão e 21 de busca e apreensão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp