Polícia

Desvio de verba pública leva ex-prefeito de Ilhéus à Justiça

Ubaitaba Urgente
Valderico dos Reis é acusado de desviar verbas destinadas à reforma de escola  |   Bnews - Divulgação Ubaitaba Urgente

Publicado em 29/03/2012, às 21h02   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Envolvidos num esquema de desvio de verba pública, que lesou os cofres da cidade de Ilhéus em quase R$ 120 mil, o ex-prefeito Valderico Luiz dos Reis e os ex-secretários de Educação, Almir Pereira, e de Obras, Celso Luiz Assereuy, foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público estadual.

Eles são acusados pela promotora Karina Cherubini de terem cometido crime de peculato e falsidade ideológica após se associarem para desviar dinheiro que seria destinado à reforma de uma escola pública.

Segundo a promotora de Justiça, entre junho e novembro de 2006, os denunciados articularam e executaram a ação criminosa sob o pretexto de pagamento de obras de ampliação e reforma da Escola Municipal do Basílio. 

Um contrato chegou a ser firmado entre a Prefeitura e a empresa D.S.D.S.D.A. Construtora e todos os pagamentos foram efetuados, mas obras nunca foram realizadas. De acordo com Cherubini, a empresa foi contratada sem que houvesse qualquer tipo de licitação. 

Sem reforma, a escola não pôde mais funcionar e os seus quase 200 alunos tiveram que assistir aula em salas improvisada na igreja, na sede da Associação de Moradores Unidos do Fundão e no Terreiro de Odé, o que ocorreu, inclusive, por determinação do então secretário de Educação.

Os representantes da D.S.D.S.D.A. Construtora e Pavimentadora Ltda, Washington dos Santos e Deborah Sthepanie de Santana também foram denunciados pelo Ministério Público.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp