Polícia

Promotores pedem condenação de envolvidos na morte de Colombiano

Imagem Promotores pedem condenação de envolvidos na morte de Colombiano
Cinco acusados são acusado de executar sindicalista e sua esposa. Todos estão em liberdade  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/10/2012, às 13h22   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Os cinco homens acusados de participarem diretamente no assassinato do sindicalista Paulo Colombiano e de sua mulher Catarina Galindo foram denunciados na quinta-feira (04) pelo Ministério Público do Estado (MPE). A denúncia e pedido de prisão foram assinados pelos promotores de Justiça Nivaldo dos Santos Aquino, Davi Gallo e Dorival Joaquim da Silva que realizaram coletiva na manhã de hoje (05) para explicar a ação do MP.

O oficial da Polícia Militar Claudomiro Cesar Ferreira Santana e o médico Cássio Antônio Ferreira Santana, além de Adailton Araújo de Jesus, Edilson Duarte Araújo e Wagner Luiz Lopes de Souza, sem ocupação declarada, permancem responde as acusações em liberdade.

Segundo denuncias do MPE, ao assumir a tesouraria do Sindicato dos Motoristas, Colombiano constatou diversas irregularidades na vida financeira da entidade, entre elas um contrato considerado milionário celebrado anos atrás com a empresa Mastermed, de propriedade de Claudomiro e Cássio, considerados autores intelectuais do crime, ocorrido em 29 de junho de 2010, no bairro de Brotas.

Investigações - Consta no Inquérito Policial instaurado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que, ao perceber as irregularidades, Colombiano buscou o diálogo no sentido de reduzir o percentual pago à empresa Mastermed mensalmente, o que redundaria na perda de milhões de reais com a mudança pretendida. Essa conduta teria desencadeado o plano de calar o tesoureiro e para tanto foram requisitados Adailton, Edilson e Wagner, todos com vínculo empregatício ao médico, para a execução do crime. De acordo com perícia oficial, de janeiro de 2005 a maio de 2010, “a alta taxa de administração cobrada pela Mastermed (plano de saúde) arrematou R$ 34.004.091,49.”

A morte - Segundo a denúncia, Adailton foi o que, a bordo de uma moto, deflagrou os tiros em Colombiano e sua esposa. Edilson e Wagner são partícipes e ficaram encarregados de repassar as informações necessárias à efetivação do crime, apontando o melhor momento e local para a emboscada. Eles fizeram uma campana e seguiram Colombiano quando ele entrou em seu veículo na Ladeira dos Galés. Em uma sinaleira de Brotas, Edilson ultrapassou o carro da vítima, parou perto de um quebra-molas e Wagner ligou para Adailton sinalizando em qual carro estava a vítima. Na garupa de uma moto, Adailton se aproximou aproveitando que o trânsito estava congestionado e disparou vários tiros no tórax de Colombiano. Em seguida, atirou no ouvido de Catarina que acompanhava o marido. Colhidos de surpresa, os dois morreram no local, relata a denúncia do MP.

Foto: Gilberto Júnior // Bocão News


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp