Polícia

Segundo o Cedep, assaltos a ônibus diminuem em Salvador

Imagem Segundo o Cedep, assaltos a ônibus diminuem em Salvador
Mesmo com dados otimistas, soteropolitanos continuam amedrontados   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/12/2010, às 17h47   Natália Aguiar




Segundo dados divulgados pelo Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), até o mês de novembro foram registrados 893 assaltos a ônibus urbanos em Salvador, quase 54% a menos do que o registrado no mesmo período em 2009, com 1.593 ocorrências. Se comparado ao ano de 2008, o percentual aumenta para quase 60%, (os dados neste caso são referentes a 12 meses), já que houve 2.202 assaltos a coletivos na cidade.

Entre todas as capitais do Brasil, Salvador foi a que atingiu o menor índice no número assaltos a ônibus de 2010, de acordo com informação do delegado Cláudio Oliveira, titular do Grupo Especial de Repressão a Roubos a Coletivos (GERC).

Para o delegado, essa constatação reflete o “trabalho das polícias Militar e Civil”. Claudio Oliveira admite que o monitoramento dos ônibus por câmeras e da bilhetagem eletrônica reduz o volume de dinheiro em espécie nos coletivos, mas destaca que a ação dos bandidos vem sendo inibida pelo “bom trabalho desenvolvido pela polícia”

Os baixos números repassam uma situação de otimismo, mas o sentimento é que a violência na capital baiana está cada vez maior e a população continua amedrontada. Não é raro coletivos serem alvos de assalto, principalmente naqueles que fazem linha para os bairros periféricos da cidade.

No final da manhã desta quinta-feira (30), o motorista de um microônibus que fazia a linha Castelo Branco/Abaeté, José Ailton da Silva, foi atingido no rosto por uma bala perdida, no momento em que estava parado dentro do veículo no final de linha do bairro Castelo Branco.

Andar em coletivos tornou-se tão perigoso quanto andar a pé, essa é a constatação de muitas pessoas que precisam sair de seus lares e ficar de cara a cara com o perigo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp