Polícia

Protestos e ocupação dominam conjunto habitacional em Cajazeiras IV

Publicado em 18/02/2013, às 15h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo com dezenas de famílias invadiu neste domingo (17) um empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida no bairro de Cajazeiras IV. Segundo os invasores, todas as famílias estão inscritas no programa, mas nunca tiveram notícias de quando seriam contempladas com um imóvel.
Na manhã de ontem, por volta das 7h, as famílias invadiram os apartamentos e, agora, aguardam que representantes do programa ou da construtora entrem em contato para fazer um acordo. "Nós estamos cansados de esperar. Aqui tem gente que mora de favor ou em assentamentos. Tem deficiente, criança, mulheres grávidas e idosos", explicou o pedreiro Lucivandro Salles Santos, 35 anos, que participou da invasão.
No início da noite de ontem, policiais militares chegaram ao local e, segundo o grupo, fizeram um cerco aos invasores. "Ninguém entrava e ninguém saia. Colocou a gente em cárcere privado. Não podíamos sair nem para comprar pão", contou. 
Por conta disso, as famílias resolveram queimar pneus e pedaços de madeira para protestar contra a atuação da polícia. Ainda segundo Lucivandro, algumas pessoas do grupo foram agredidas pelos policiais, mas ninguém foi preso. "A gente não quer guerra com ninguém. A gente quer que alguém sente aqui para conversar com todo mundo".
Na manhã de hoje, duas viaturas da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras) estavam no local acompanhando a situação. No final da manhã, outras viaturas foram acionadas para reforçar o policiamento no local e foi bloqueada a entrada de pessoas com alimentos e materiais de higiene pessoal.
O conjunto habitacional Maria de Lourdes possui 276 apartamentos. A Caixa Econômica Federal (CEF) foi procurada, mas até o momento não divulgou o posicionamento do Programa MCMV sobre a invasão, nem deu mais detalhes sobre o empreendimento. A Polícia Militar também não divulgou quem solicitou a presença no local ou como está sendo a atuação dos policiais.

Informações do Correio

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp