Polícia

Presidente do GGB não vê novidade em sexo em locais públicos

Imagem Presidente do GGB não vê novidade em sexo em locais públicos
"A sociedade ainda é homofóbica e não abre espaço para o homossexual", critica  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/02/2013, às 08h25   Fabíola Lima (Twitter: @fabiolalimaa)


FacebookTwitterWhatsApp

Com um pouco mais de 4 metros, abandonado, sujo, distantes dos olhares públicos e curiosos.  O banheiro do Parque Costa Azul parecia o local ideal para alguns homens conseguirem se aventurar em momentos de prazer. Desde o início desta semana o Bocão News tem publicado vídeos com imagens de homens fazendo sexo ou se masturbando.  Os arquivos chegaram até a reportagem do site através de um denunciante que preferiu ficar no anonimato, e expor aqueles que protagonizam as cenas no patrimônio público.

Causando impacto, os vídeos são publicados no site aguardando posicionamento dos responsáveis pela administração do parque. Entretanto, para alguns a medida é desnecessária e só aponta para um fato já conhecido de muitos, mas calado diante da sociedade homofóbica, Como explicou presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira.

“Este não é um comportamento que eu não aprovo, mas reconheço que existe e é fruto da homofobia interna dos indivíduos. A sociedade ainda é homofóbica e não abre espaço, às claras, para que o homossexual possa exercer sua opção sexual.  Fruto de uma sociedade que empurra a o homossexual para uma vida dupla e clandestina”, critica Cerqueira.

Para ele, a falta de segurança não é o problema central. “Não dá para culpar apenas a falta de segurança no parque. Afinal como poderia um segurança fiscalizar a cada instante quem entra e sai, ou permanecer dentro de um banheiro para identificar possíveis grupos e intenções. Uma medida que talvez pudesse ajudar seria na questão física dos banheiros. Talvez um espaço privado para cada indivíduo fazer suas necessidades evitasse a aglomeração no banheiro, consequentemente evitaria o convite ao ato sexual”, pontuou Cerqueira.


Outro caso

Em 2011, o GGB divulgou a notícia de que um homossexual teria sido morto por um policial militar no Banheiro da Estação da Mussurunga.  Na época, o grupo fez contato com a Central de Policia e não teve nenhuma informação, o mesmo aconteceu ao ligarem para delegação de Policia Civil responsável pela região. Segundo relato de populares, o que teria acontecido naquela segunda-feira, em setembro daquele ano, foi algo bem parecido com o que há nos vídeos.  Mas, a cena foi flagrada por um policial e fim foi trágico. Aparentando ter 32 anos, o rapaz que fazia sexo no banheiro da estação Mussurunga com outros homens reagiu durante o flagrante, foi baleado e morreu em seguida. Nada mais foi divulgado sobre o caso e o GGB ainda aguarda resposta do comando da Polícia Militar.

O preconceito é um problema cultural explica Cerqueira. “A homofobia internalizada faz com que o gay se puna e isso não é de agora. Leva-os à lugares ermos e escondidos com medo ou vergonha de ser surpreendido e questionado por conta de sua opção sexual. Eles e elas acabam promovendo ciladas.  Apesar de saber que esta é uma pratica frequente, não sou um apoiador da clandestinidade, mas não concordo com midiatização em detrimento do erro”, finalizou.


Nota originalmente postada às 9h do dia 27

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp