Polícia

Saiu por bom comportamento e logo matou estudante

Imagem Saiu por bom comportamento e logo matou estudante
Condenado a 14 anos por matar um policial civil, Christian estava preso a apenas dois anos e foi passar Natal em casa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/01/2011, às 07h56   Natália Aguiar


FacebookTwitterWhatsApp


De acordo com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), Christian de Jesus Oliveira, 23, um dos quatro suspeitos de envolvimento na morte do universitário Jair Rosado Nascimento Oliveira, 25, na última quinta-feira (5), tinha sido beneficiado com a saída temporária da Colônia Penal Lafayete Coutinho (CLC), em Castelo Branco, no dia 21 de dezembro, para passar o natal com a família. Contudo, ele deveria voltar ao presídio no dia 28, mas mudou os planos e não retornou mais.

Condenado em abril de 2008, o rapaz cumpria pena de 14 anos de reclusão por participação no assassinato do policial civil Yan Milton, em 3 de janeiro de 2007. O latrocínio aconteceu próximo a uma boate da orla de Salvador.

Embora estivesse preso há apenas dois anos, Christian foi beneficiado com a saída temporária por bom comportamento e por estar em regime semiaberto, mas, nem chegou a cumprir um sexto da pena, que conforme a justiça, é um requisito que conta para que o detento consiga o benefício.

Tem direito à saída temporária os presos que já cumpriram um sexto da pena, no caso de não reincidente, e os que já cumpriram um quarto, em casos de reincidente. Os detentos tem direito a cinco saídas de sete dias por ano, sendo que, comumente no Brasil, o Judiciário deixa uma dessas para o fim de ano. O bom comportamento também é um requisito que conta para que o detento consiga o benefício.

De acordo com a SJCDH, 1.282 internos do sistema prisional da capital e do interior tiveram direito à saída temporária no final de 2010.

Entre outras questões, o que se coloca aqui é: por que Christian que não atende a nenhum desses requisitos conseguiu sair da penitenciária? Será que o bom comportamento dele na prisão foi o suficiente para que saísse livre depois de ter assassinado um homem inocente?E o pior, saiu por bom comportamento, e novamente teria cometido o mesmo crime de três anos atrás.

** Matéria publicada no 07/01/2011 às 19h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp