Polícia

PM: categoria marca nova assembleia para junho

Imagem PM: categoria marca nova assembleia para junho
Reajuste e participação efetiva nos projetos estão entre as reivindicações   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/05/2013, às 08h21   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)



A assembleia da Polícia Militar do Estado da Bahia realizada, na tarde desta quinta-feira (9), no Sindicato dos Bancários, definiu por um novo encontro da categoria que será realizado no dia 11 de junho. Em conversa com o site Bocão News, o vereador Prisco afirmou que a assembleia não é uma ameaça para a Copa das Confederações. "Há um indicativo de greve, mas não estamos ameaçando nada. Queremos discutir as propostas junto ao Governo", disse, explicando que três pontos foram colocados para o Estado.

Um deles refere-se à inclusão da entidades de classe no grupo de trabalho e modernização da polícia. "Queremos participar de forma efetiva no processo de craição dos projetos", ressaltou, alegando que a solicitação é para a criação do artigo 2º e alteração do artigo 5º. "São dois pedidos que fizemos. Um, pelo fim imediato da escala de ciclo e período e o outro é aplicar o reajuste agora para equiparar com o salário mínino e, posteriormente, aplicar o reajuste acordado", explicou.

Para 2013, a categoria ainda quer que a Comissão decida pelo cumprimento das promessas feitas pelo governo do Estado durante a greve da categoria, que acabou no dia 11 de fevereiro do ano passado, e ainda não foram cumpridas. Entre as reivindicações, está a anistia dos cerca de 100 militares que ainda respondem pela participação no movimento grevista do ano passado, mesmo após o governador Jacques Wagner se comprometer, inclusive através da grande mídia, a não impor sanções à categoria.

O vereador solicita que seja encaminhada ao governador a necessidade do aumento de efetivo. Segundo a Lei 11356/09, que regulamenta soldo e efetivo da tropa, até 2013, pelo menos 45 mil homens deveriam compor o quadro da corporação. Ainda hoje, o efetivo é 34% inferior ao previsto em lei.


Postada às 19h01 do dia 09 de maio

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp