Polícia

Bocão News denuncia superlotação e SSP confirma interdição das 1ª e 5ª DPs

Imagem Bocão News denuncia superlotação e SSP confirma interdição das 1ª e 5ª DPs

Segundo a secretaria, presos levados a estas unidades serão 'imediatamente transferidos'

Publicado em 05/06/2013, às 13h04        Caroline Gois (twitter: @goiscarol)

Na tarde desta terça-feira (4), o site Bocão News denunciou, com exclusividade, a  superlotação e interdição da 1ª e 5ª delegacias, localizadas nos bairos de Barris e Periperi, respectivamente. Segundo fontes ligadas ao site, a Justiça interditou as duas unidades devido à superlotação. Ainda segundo a fonte,  os suspeitos presos são levados até as delegacias, a acorrência é feita mas, ainda que com a interdição, alguns continuam sendo amontoados nas celas. Isso porque, de acordo com a denúncia, não há mais espaço para detentos nos presídios e por isso, a polícia não pode realizar a transferência.

Em nota enviada ao Bocão News na noite de hoje, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informa que, "atendendo determinação da 2ª Vara de Execuções Penais, a Polícia Civil manterá interditadas as carceragens das delegacias territoriais dos Barris (1ª) e de Periperi (5ª). A partir de agora, todas as pessoas que vierem a ser presas e autuadas em flagrante naquelas unidades policiais serão imediatamente transferidas para o Complexo Penitenciário do Estado. Quanto ao excedente de internos já existente nas referidas delegacias, a SSP e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) buscarão em conjunto a solução do problema".



A situação que se apresenta como uma calamidade que repercute diretamente na segurança pública do Estado, pode ser avaliada com os números divulgados no site da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP-BA). Com dados atualizados no dia 27 de maio, é possível constatar que na Bahia há 8359, sendo que 3365 destes presos representam a capacidade excedida.

CONFIRA AQUI A SITUAÇÃO DOS PRESÍDIOS DA CAPITAL E INTERIOR



Classificação Indicativa: Livre