Polícia

Ilhéus: PF investiga ex-prefeito em fraude de transporte escolar

Publicado em 18/07/2013, às 10h46   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal está em Ilhéus, no Sul do Estado, para investigar uma suposta irregularidade cometida na Prefeitura da cidade entre os anos de 2009 e 2012. A fraude teria a participação do ex-prefeito Newton Lima (PSB), que teve sua casa visitada pelos agentes em busca de documentação que auxilie na elucidação das denúncias contra o socialista.
O objetivo da Operação Pelargós é descobrir quem são os mentores de desvios de dinheiro público no Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. Segundo a PF, cerca de R$ 2 milhões foram desviados por meio de licitações públicas fraudulentas para o transporte. O esquema envolvia a criação de diversas empresas laranjas para participar de licitações do processo, apenas para mascarar o fato de que, no fim das contas, as empresas vencedoras já estavam definidas.
Desta maneira, os empresários poderiam ganhar o dinheiro da prefeitura e, como contrapartida, investiriam em campanhas no município. Além do ex-prefeito, a PF diz que também já identificou a participação do ex-vereador Jaísol Nascimento. Para isto, bastou cruzar os dados da declaração eleitoral e descobrir que ambos receberam doações dos empresários envolvidos.

A relação com as empresas já tinha se tornado umbilical de tal maneira que, de acordo com a PF, havia parentes do vereador constando na folha de pagamento das empresas de transporte. Ambos estão sendo investigados por formação de quadrilha e a pena para o crime pode chegar a 20 anos de prisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp