Polícia

Horto Florestal: moradores assustados com violência

Imagem Horto Florestal: moradores assustados com violência
Um dos bairros mais valorizados de Salvador sofre com falta de segurança  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/12/2013, às 17h33   Alessandro Isabel (twitter: @alesandroisabel)



Considerado um dos bairros mais valorizados de Salvador, servindo como moradia para artistas, políticos e empresários, o Horto Florestal começa a apresentar o problema mais comum da periferia e demais regiões de Salvador: a falta de segurança.

O Bocão News recebeu denúncias de ações criminosas registradas em várias ruas do Horto, que tem um dos m²mais caros de Salvador. Nem as câmeras de seguranças e portarias com sensores eletrônicos inibem os delitos cometidos em qualquer horário.

Os registros nos últimos meses cresceram tanto que os moradores de prédios luxuoso criaram um grupo no aplicativo WhatsApp para informar por meio do celular a movimentação de pessoas consideradas suspeitas próximas aos condomínios.

De acordo com informações de uma empresária, que prefere não se identificar, nos últimos 15 dias, mais de dez crimes foram registrados apenas na rua Waldemar Falcão, principal do bairro.

Estabelecimentos comerciais e moradores são presas fáceis para o grupo de bandidos que sempre utilizam o mesmo modus operandi. “Andam armados, em grupo e em motos, ou carro. Abordam, geralmente, sem violência e de cara limpa”, explica a mulher.

A última ação foi registrada às 22h de quarta-feira (04) quando os bandidos chegaram em um veículo celta branco e abordaram um morador que chegava no edifício com a família. “Tinha uma criança no banco de trás, na cadeira de segurança. Eles tiveram a paciência de esperar tirar o garoto e levaram o carro”, conta a empresária.

O principal alvo do grupo são os veículos, “mas agora estão roubando pedestres e as secretárias do lar também são vítimas, principalmente pela manhã e fim de tarde”.

Para o aposentado Ailton Santos Júnior o fato do vice-governador da Bahia, Otto Alencar, morar no Horto não faz com quê o local esteja mais cercado por segurança. “Coronéis e oficiais das Forças Armadas também moram em vários prédios e também podem ser vítimas do bando”, destacou.

O comando da Polícia Militar explicou por meio de nota como funciona a segurança no bairro. “O policiamento no Horto Florestal é realizado pela 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Brotas), com emprego de três viaturas e duas motocicletas que realizam rondas e abordagens neste bairro. As rondas contam ainda com uma dupla de PMs no policiamento ostensivo a pé. Militares da Operação Apolo e a Rondesp Atlântico reforçam o patrulhamento local. O comando da 26ª CIPM irá intensificar o policiamento no local”.

A 6ª Delegacia Territorial (DT) segue com as investigações em conjunto com a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DRFV).

Nota originalmente postada às 10h do dia 5

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp