Polícia

Crianças são mortas em guerra entre facções em Salvador

Imagem Crianças são mortas em guerra entre facções em Salvador
Em 15 dias, quatro foram assassinadas na capital baiana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/02/2014, às 19h17   Redação Bocão News (twitter: bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

CP (Comando da Paz) Vs PCC (Primeiro Comando da Capital). Essas são as duas facções que tem provocado mais de 90% dos assassinatos de Salvador e cidades da região metropolitana.

Os números passados por um membro da segurança baiana para a reportagem do Bocão News não são considerados oficiais pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mas também não são questionados pelos moradores dos bairros que estão sendo dominados pelos grupos que lutam para conquistar territórios, usuários de drogas e poder. Para isso, eles trocam tiros durante o dia e fazem pessoas inocentes como vítimas.

Nos últimos 15 dias, a guerra entre as facções matou pelo menos quatro crianças, em Salvador. Dia 31 de janeiro Caique Brito de Jesus, 8 anos, foi morto por bandidos no Bairro da Paz. Moradores contaram que um grupo com cerca de 5 homens chegou ao local atirando e não houve confronto. “O objetivo era matar um inocente”, disse uma testemunha.

No dia 08 de fevereiro, no bairro da Mata Escura, Lorena Moreira dos Santos, 12 anos, brincava com uma colega na laje de casa e foi atingida por um tiro que acertou a testa. Ela morreu no local. A amiga também foi alvejada, mas sobreviveu.

Dia 12, a vítima foi Cauan Nery Cruz, de 1 ano e 8 meses, morto dentro de casa em Cosme de Farias. Além dele, a mãe Camila Arruda, 19 anos, e o namorado dela, Leandro Alves Pereira, 27, também foram baleados, mas conseguiram escapar com vida.

Já na sexta-feira (14), Daiane Ramos dos Santos, de 9 anos, foi morta no bairro do Pau Miúdo. Ela chegou a ser socorrida para a emergência do Hospital Ernesto Simões Filho, mas não resistiu. De acordo com a polícia ela foi vítima da disputa por território entre traficantes das localidades conhecidas como Milho e Brongo.

Além das crianças, os moradores também estão sendo vítimas das facções. “Eles marcam os muros com as siglas CP e PCC. Se eu morar em uma rua do CP não posso ir para a rua seguinte que é do PCC. Estamos vivendo acuados e eles já demarcaram o território. Não sabemos a quem recorrer”, conta Marcos Sena, que utiliza nome fictício e mora no Bairro da Paz.

Um leitor do Bocão News postou no comentário do site a divisão existente entre dois bairros centrais de Salvador: Brotas e Cosme de Farias. De acordo com o internauta ‘anônimo’ Cosme de Farias é um bairro dominado pelo CP e o confronto acontece com os rivais de Brotas rendidos ao PCC.

"Bocão aqui no Bonocô tem vários traficantes da gangue de “Zoi de Gato”, que é patrão de Titanic. Vários meninos traficantes e o povo fica trancado dentro de casa. Zé eles são tudo da facção CP (Comando da Paz)e hoje mesmo tinha vários aqui na porta tudo armado. Cosme de Farias todo é CP e fica de briga com Brotas que é PCC. É guerra Bocão". 

*Nota originalmente publicada às 10h34 do dia 15/02

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp