Publicado em 25/02/2011, às 07h15 Redação Bocão News
Salvador já tem um índice de 61 homicídios a cada 100 mil habitantes, mas ainda não é possível perceber decréscimo no número de visitantes na cidade, que espera receber 2 milhões neste ano.
O forte crescimento do número de assassinatos na última década na Bahia, em especial em Salvador, ameaça o turismo no Estado. A SSP ainda tenta entender o motivo da expansão dos homicídios na Bahia, em particular em Salvador. Um estudo, que é realizado pela secretaria, vai mapear os assassinatos por área, horário e perfil de vítima, tentando traçar um padrão para os crimes. A principal tese dos policiais aponta para o crescimento da atuação de grupos de tráfico de drogas no Estado, em especial a partir de 2005 - quando foram intensificadas políticas de repressão ao comércio de entorpecentes no eixo Rio - São Paulo.
O grande avanço dos homicídios na Bahia foi registrado entre 2006 e 2008, quando o número de assassinatos saltou de 3.222 para 4.612, alta de 43,1% em apenas dois anos. Apenas entre 2007, quando foram registrados 3.718 homicídios, e 2008, a alta foi de 24%. Depois disso, os índices continuaram evoluindo, mas em ritmo menor - 2010 fechou com 4.856.
Para a SSP, 80% dos assassinatos estão diretamente relacionados com o tráfico, em situações como disputas por pontos de venda, cobranças de dívidas, acertos de contas e confrontos de policiais com traficantes. Quase todos os homicídios têm como vítimas, moradores de bairros periféricos, que são assassinados em casa ou nas proximidades.
Com informações do jornal Estado de São Paulo
Classificação Indicativa: Livre