Polícia

Detentos gravam vídeo enquanto cavam túnel para fuga e postam na internet

Publicado em 14/08/2014, às 22h14   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Um túnel subterrâneo virou 'set' de filmagem para três presos que cumpriam pena na Casa de Prisão Provisória (CPP), de Rio Verde, sudoeste de Goiás. Enquanto cavavam aproximadamente três metros de extensão, os detentos gravaram um vídeo rindo e festejando a situação. 
Na filmagem, um dos presos narra e comenta o trabalho de outro detento ao escavar o túnel. "Olha o ladrão lá ó, tá no 'doze', cavucando igual tatu”, disse o portador da cãmera. Outro completa dizendo: “É mulequinho, dar trabalho, vai invadir as pistas”.  
No total, 13 internos utilizaram o acesso criado pelos detentos para fugir da CPP, na madrugada de sábado (9). Após saída do túnel, que ligava o banheiro à horta do presídio, eles ainda pularam o alambrado e fugiram, sem que ninguém os percebessem. 
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus), um dos foragidos foi recuperado no dia seguinte. A secretaria afirma ainda que abriu sindicância para apurar as circunstâncias e responsabilidades da fuga e do vídeo feito pelos detentos.  
Segundo o juiz que avalia o caso, Felipe Morais, nota-se pelo vídeo que nenhum agente carcerário estava na ronda externa da Casa de Prisão quando houve a fuga. O juiz procura informações sobre quantos dias os presos levaram para cavar o túnel.
A CPP possui 16 câmeras de monitoramento  que foram instaladas este ano, justamente para inibir as fugas. Uma dessas câmeras conseguiu flagrar o exato momento em que os 13 detentos fogem do complexo e as imagens já estão nas mãos da Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp