Polícia

Acusados de tráfico e lavagem de dinheiro, seis alvos de operação são condenados pela Justiça

Divulgação/Polícia Federal
Condenados foram presos durante Operação Astreia, realizada em junho de 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Federal

Publicado em 06/02/2024, às 13h31   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Alvos da Operação Astreia, seis pessoas foram condenadas pela 1ª Vara Criminal de Juazeiro após serem presos durante a ação realizada pela Polícia Federal e pela GAECO no norte da Bahia, em 2023. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A operação mirou suspeitos de organização criminosa e tráfico de drogas. As penas variam de sete anos e seis meses a 29 anos e cinco meses de prisão, em regime semiaberto ou fechado, a depender do crime que cada um dos réus foi enquadrado, que são tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro e posse e porte de arma de fogo ilegal.

A operação

A Operação Astreia foi deflagrada no dia 20 de junho de 2023, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa especializada em tráfico de drogas para os estados da Bahia e Pernambuco. A ação contou com a Polícia Federal, com o apoio do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do MPBA e das Polícias Militares dos estados da Bahia e de Pernambuco. 

Foram cumpridos nove mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão, nos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. Foi deferido, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de oito investigados.

As investigações revelaram conexão do grupo criminoso investigado com uma
série de delitos, dentre eles tráfico de drogas, armas e homicídios, aumentando
significativamente a violência local.

Foi ainda constatado que o líder da facção, apesar de ser juazeirense, estaria residindo em Aracaju (SE), de onde comandava a atuação do referido grupo criminoso.

Nos meses seguintes outras fases da operação foram deflagrados com intuito de
cumprir outros mandados de prisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp