Polícia

Advogada denuncia tentativa refinada de golpe com chamada de vídeo e rosto da filha pedindo dinheiro

Reprodução/Arquivo Pessoal
Mãe e filha, advogadas, relataram ter sido vítimas de tentativas de golpe; suspeita é de uso de inteligência artificial  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 14/03/2024, às 07h15   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Uma advogada denunciou uma tentativa de golpe virtual refinada através de uma chamada de vídeo falsa. O caso, segundo reportagem do portal UOL, aconteceu em Brasília no dia 17 de janeiro.

De acordo com a publicação, Hanna Gomes, de 34 anos, e sua mãe, Karla Pinto, de 50, são advogadas. Após se despedir da filha, que foi trabalhar, Karla recebeu uma chamada de vídeo supostamente de Hanna. 

Conforme o relato, o rosto da filha e a voz estavam na tela do celular e a mulher pedia R$ 600 emprestados. Essa ligação, porém, segundo Hanna, nunca foi feita essa ligação. Por causa disso e alguns outros detalhes, Karla desconfiou do caso. Na chamada, a blusa que a filha usava era outra diferente da que havia saído de casa.

Além disso, a conta para a transferência do valor pedido era de uma amiga de Hanna e a filha não a chamou pelo apelido carinhoso de costume. "A pessoa disse "mãe" e eu não a chamo assim desde pequena. Depois, ela reparou que a voz que saía na ligação não estava sincronizada com os movimentos da boca. Mas, ainda assim, minha mãe achou que poderia ser uma conexão ruim de internet", relatou Hanna.

"Minha mãe fez uma pergunta que certamente eu saberia a resposta: 'Qual o nome dos meus cachorros e do vizinho da frente?' ", adicionou. Com isso, os golpistas encerraram a ligação imediatamente. Karla, por sua vez, afirmou acreditar que se livrou do golpe por sempre desconfiar da tecnologia.

"Quando alguém me envia uma mensagem, sempre solto, do nada, uma perguntinha capciosa, para levar o interlocutor ao erro e descobrir se estou sendo vítima de fraude. Não fiquei surpresa com a ligação de vídeo. Na verdade, estou esperando a próxima. Acho que vão fazer de novo e, dessa vez, estou preparada para o flagrante. Dessa vez, caso eu tivesse sido vítima, como provaria a ligação e a fraude, já que não consegui gravar?", questionou, adicionando suspeitar que a ligação pode ter sido feita com uso de inteligência artificial para recriar a voz e o rosto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp