Polícia

Advogados são denunciados por suspeita de integrar rede de profissionais ligada a facção

Ilustrativa | Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Além de advogados, rede criminosa também era formada por médicos  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa | Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 29/01/2025, às 09h23 - Atualizado às 09h59



Três advogados e mais nove pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) por suspeita de ligações com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC). O grupo está detido desde o dia 14 deste mês, quando a Operação Scream Fake, que investiga uma rede de profissionais ligados ao PCC, foi deflagrada.

As investigações iniciaram após  cartões de memória apreendidos com uma visitante na Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira, em Presidente Venceslau, indicarem o esquema criminoso. "A análise do material, juntamente com manuscritos de detentos, revelou a estrutura da organização criminosa, que conta com setores especializados denominados 'gravatas', 'saúde', 'financeiro ' e 'reivindicações'", informou o Ministério Público

Segundo o MPSP, os advogados atuavam como 'gravatas', com o fornecimento de assistência jurídica e gerenciando outras áreas do PCC. Enquanto o setor 'saúde' ficava responsável pelo recrutamento de médicos e dentistas, que, muitas vezes sem saber, realizavam procedimentos incluindo intervenções cirúrgicas e eram pagos com recursos provenientes de práticas criminosas gerenciadas pelo ramo "financeiro".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)