Polícia

Assista: Guarda põe joelho no pescoço de homem negro e usa saco branco para acusá-lo por tráfico de drogas

Reprodução/Twitter
Um saco com pó branco perto dele para acusá-lo e prendê-lo por tráfico de drogas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 31/05/2022, às 22h03 - Atualizado às 22h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo colocando o joelho no pescoço de um homem e um saco com pó branco perto dele para acusá-lo e prendê-lo por tráfico de drogas. A situação teria acontecido na tarde da última segunda-feira (30) na Rua Ana Cintra, na Santa Cecília, Centro da capital.

Segundo reportagem do g1, a Justiça de São Paulo concedeu a liberdade provisória de César Victor Batista, de 56 anos, na tarde desta terça-feira (31) por falta de provas. As imagens foram compartilhadas pela Pastoral do Povo da Rua e o Grupo Tortura Nunca Mais.

Representantes dos dois movimentos sociais criticaram a abordagem violenta da GCM, e acusam os agentes de terem "plantado" o entorpecente para incriminar o homem injustamente.

De acordo com a reportagem, a Secretaria Municipal da Segurança Urbana divulgou duas notas. Na primeira, justificou a abordagem informando que os agentes da GCM fizeram "uso moderado da força, a fim de preservar a segurança dos agentes e do próprio infrator", que "tentou resistir à prisão". Já a segunda informou que a Corregedoria da GCM vai apurar as denúncias de que os guardas agrediram o homem e teriam forjado o porte de droga.

Na nota, a secretaria informa que "não compactua com desvios de conduta" e que, se ficar comprovada alguma irregularidade, os agentes serão punidos.

A reportagem cita ainda, que segundo a GCM, os guardas afirmaram que estavam patrulhando a região quando decidiram abordar um "homem com um volume suspeito na altura da cintura". Segundo os agentes, ele "jogou uma sacola no chão e tentou fugir, mas foi contido pelos agentes."

Os guardas disseram ainda que depois encontraram a sacola e viram que dentro dela "teria substâncias análogas a entorpecentes." Além disso, os guardas informaram que apreenderam um balança com o homem. A suspeita é a de que ele usaria o equipamento para pesar drogas. O caso foi registrado no 77º Distrito Policial (DP), Santa Cecília, segundo a pasta.

Vídeo

Na filmagem, um dos agentes da Guarda Civil Metropolitana usa o joelho para pressionar o pescoço do homem para imobilizá-lo no chão. O homem chega a reclamar de dores. Dá para ouvir a voz de uma mulher dizendo que os guardas são "folgados" e que a pessoa abordada só estava "indo trabalhar".

Na sequência o outro guarda desce da viatura segurando um saco branco, se aproxima, pisa na perna do homem e o algema. Logo depois entrega o pacote a um terceiro agente, que diz: "Não tinha nada, filhão? Não tinha nada?", fala o guarda, enquanto manuseia o saquinho.

Ao perceber que uma pessoa gravava a abordagem, o guarda mostra o pacote e diz para filmar aquilo também: "Aproveita que você está filmando, ó... aqui ó", fala o agente, mostrando o pacote.

Assista:

Segue abaixo a íntegra do primeiro comunicado da secretaria sobre a ação da GCM:

"A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que a Guarda Civil Metropolitana deteve um indivíduo suspeito de tráfico de entorpecentes, nesta segunda (30), na Rua Bela Cintra, centro de São Paulo.

Durante patrulhamento preventivo pelo local dos fatos, uma equipe da GCM abordou um homem com um volume suspeito na altura da cintura. Na abordagem, o suspeito jogou uma sacola no chão e tentou fugir, mas foi contido pelos agentes.
Durante a ação, ele tentou resistir à prisão, sendo necessário a imobilização com o uso moderado da força, a fim de preservar a segurança dos agentes e do próprio infrator. Com ele foi encontrada uma quantidade de substâncias análogas a entorpecentes e uma balança de precisão. Após a detenção, o suspeito foi conduzido até o Distrito Policial."

Em outra nota encaminhada à reportagem, a Secretaria Municipal da Segurança Urbana informa que a Corregedoria da GCM irá apurar as denúncias feitas pela Pastoral do Povo da Rua e pelo Grupo Tortura Nunca Mais que foram gravadas no vídeo: da suspeita de abordagem violenta contra o homem à possibilidade de que os agentes teriam plantado droga para incriminar o homem:

"A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) informa que a Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana vai instaurar uma sindicância para apurar os fatos e todas as circunstâncias relativas à ocorrência citada pela reportagem. A SMSU não compactua com desvios de conduta e todos os casos são rigorosamente apurados e, comprovadas irregularidades, os autores são punidos conforme a legislação vigente.

Os agentes envolvidos na ocorrência relataram que, durante patrulhamento, identificaram um indivíduo que, ao avistar os guardas, teria dispensado um pacote e fugido. Os guardas informaram que conseguiram aborda-lo e encontraram uma sacola arremessada pelo homem, que teria substâncias análogas a entorpecentes. Eles também apresentaram uma balança de precisão na ocorrência registrada no 77º DP (Santa Cecília), que investiga o caso. Todos os relatos serão apurados tanto na investigação da polícia quanto na sindicância da Corregedoria da GCM."

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp